Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Projeto de Extensão da UFRB promove importância dos manguezais

Cruz das Almas (BA) - "Manguezais de Maragojipe: Guia ao desenvolvimento humano" é um projeto de extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)/MEC (PROEXT) desenvolvido em torno da RESEX Marinha da Baía do Iguape. O projeto conta com parceiros importantes como o Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de Maragojipe (por ação da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer - SEDUC) e as ONGs Instituto BiomaBrasil (IBB) e Mangrove Action Project (MAP).

O projeto possui duas principais metas: promover a formação continuada de professores da educação básica, dando enfoque ao tema manguezal e contribuir com o ICMBio na condução e elaboração do Plano de Manejo Participativo da RESEX.

Neste primeiro momento, o projeto promoverá a formação continuada de 40 professores da Rede Municipal de Maragojipe, em curso de 16h a ser ministrado nos dias 08 e 09 de fevereiro, durante a Jornada Pedagógica "Desenvolvimento a partir da Educação: Educação para a Diversidade". Cada educador receberá um exemplar do guia didático "Os Maravilhosos Manguezais do Brasil", que contribuirá para uma abordagem (teórica e prática) sobre a importância dos manguezais e da RESEX no processo de transformação do homem e do ambiente no contexto regional. Paralelamente, o projeto estará apoiando as ações do Grupo de Trabalho constituído pelo Conselho Gestor da RESEX Baía do Iguape, com o propósito de planejar as oficinas participativas nas diferentes comunidades que vivem no entorno da RESEX.

Os coordenadores do projeto são Renato de Almeida, Jesus Manuel Delgado Mendes e Moacyr Serafim Junior.


Assessoria de Comunicação da UFRB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal