Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Faculdade de Ciências Contábeis da UFJF recebe sua primeira turma

Juiz de Fora (MG) - Referência na formação de profissionais na área de finanças, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibilizou no último vestibular mais uma opção para os interessados neste campo: o curso de Ciências Contábeis. Com a criação desta opção, a agora Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) tem como meta manter o padrão de qualidade do ensino, já que o curso de Administração foi considerado o segundo melhor do país, de acordo com avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC). Objetivo este reiterado pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Gisele Vieira: “Nossa intenção é manter o mesmo nível de excelência da Faculdade de Administração”.

Neste primeiro processo seletivo em que o curso passou a ser mais uma opção para os vestibulandos, foram disponibilizadas 40 vagas para o diurno e o mesmo número para o noturno. A coordenadora do curso destaca que “dentro do que era esperado, a procura foi grande, visto que recebeu aprovação pouco antes do processo seletivo da Universidade”.

O curso será ministrado nos períodos diurno, com duração de quatro anos e meio, e cinco anos no noturno. Os alunos formados em Ciências Contábeis poderão desempenhar diversas funções na área financeira, entre elas, de controle, registro das informações financeiras e gestão tributária da empresa.

Gisele Vieira, afirma que o curso vem com a proposta de formar não um técnico em contabilidade, mas sim um profissional habilitado para atuar em gerenciamento e tomada de decisões no mercado contábil.

Ainda de acordo com a professora, a criação da lei 11638 trouxe várias mudanças para a área contábil que, consequentemente, refletem-se no mercado de trabalho. Enquanto os profissionais que já atuam na área precisarão se adaptar a essas mudanças, o curso da Facc propõe uma formação incorporada a esta nova realidade.

“A expectativa é que a gente consiga trazer um curso mais moderno, formando profissionais mais capacitados para a região.” A coordenadora ainda reforça que também serviram como base para a formulação do curso as determinações estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Atualmente, existem aproximadamente 412 mil profissionais registrados no CFC e, ainda sim, um mercado carente de mão de obra mostrando-se uma área atrativa para futuros contadores.


Assessoria de Comunicação da UFJF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal