Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Segunda etapa da seleção unificada oferece 29 mil vagas

Começou na última segunda-feira, 15, e segue até sábado, 20, a segunda etapa de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos às vagas em universidades federais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Podem participar deste processo seletivo os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e não se inscreveram na primeira etapa do Sisu, realizada entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, ou que se inscreveram, mas não foram selecionados. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no sítio do Sisu.

Inscrição – Os candidatos não selecionados na primeira etapa e que desejam candidatar-se novamente às vagas devem efetuar nova inscrição no sistema, escolhendo uma opção de curso e instituição. Mesmo que o candidato opte pelo mesmo curso escolhido na primeira etapa. Também podem se inscrever os estudantes que não participaram da primeira etapa.

Vagas – Nessa segunda etapa, são oferecidas 29.240 vagas nas 51 instituições participantes do Sisu, entre universidades e institutos federais.

A consulta às vagas disponíveis pode ser feita pelo sítio do Sisu. Para efetuar a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição no Enem 2009 e a senha utilizada no exame. Candidatos que tenham perdido o número de inscrição ou a senha do Enem 2009 podem recuperá-los no endereço www.enem.inep.gov.br.

Senha – O candidato que cadastrou sua senha no Sisu na primeira etapa deverá utilizá-la novamente na segunda etapa. Os estudantes que se inscreveram no processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni) também poderão utilizar a mesma senha cadastrada na inscrição para o Programa. Em ambos os casos, se o estudante não recordar sua senha, poderá recuperá-la pelo sistema.

Critérios de desempate – Assim como na primeira etapa, será adotado como primeiro critério de desempate as notas obtidas pelos candidatos nas provas de redação. Em seguida, serão consideradas as notas de cada uma das provas objetivas (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias).

Pesos das Notas – Algumas instituições participantes da seleção unificada adotaram pesos diferenciados para as provas do Enem. Nesses casos, o sistema informará ao candidato qual o peso adotado e fará automaticamente o cálculo da nota final de acordo com as especificações da instituição. O estudante poderá consultar no próprio sistema como foi calculada sua nota.

Políticas Afirmativas – O SiSU também disponibilizará para seleção vagas específicas para políticas afirmativas. Essa informação estará disponível no sistema e ao inscrever-se o candidato deverá optar se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas de políticas afirmativas. As políticas afirmativas disponibilizadas pelo sistema seguem o que é adotado pela instituição com base na decisão de seus Conselhos Universitários.

Resultado - O resultado dos aprovados na segunda etapa será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Assessoria de Comunicação Social

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal