Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Hospital Betinna Ferro, da UFPA, recebe novos equipamentos para análise patológica

Belém (PA) - O Hospital Universitário Betinna Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu novos equipamentos para o Laboratório de Patologia. O intuito é agilizar e aumentar a quantidade de análises e o diagnóstico de tumores e doenças. Entre os equipamentos, estão o micrótomo, o microscópio e o histotécnico.

A coordenadora do Laboratório, Maria Cristina Celeira de Lima, afirma que, atualmente, são realizados 80 exames por mês. Segundo ela, com a utilização dos novos equipamentos, irá dobrar a quantidade de análises, além de melhorar a qualidade de trabalho dos servidores. “Tudo vai ser feito aqui (no Hospital Betinna Ferro), a gente não vai mais precisar sair e usar outro serviço para realizar esses exames”, explica.

Assim, todos os procedimentos para a análise de tumores cerebrais e de mama, cancêr, doenças infecciosas, endoscopia de tumores e gastrites serão realizados no Hospital Betinna Ferro. O resultado será uma melhor qualidade da área cirúrgica e de diagnósticos.

Segundo o diretor do Hospital, Paulo Roberto Amorim, “esses equipamentos vão dar uma sustentabilidade para o Hospital no que diz respeito ao diagnóstico histopatológico”. Para o diretor, a demanda pelo serviço será alta, já que esta é uma área que possui um número reduzido de profissionais no Estado, com uma oferta pequena do serviço na rede pública.

Os equipamentos foram adquiridos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e começarão a funcionar quando o novo Laboratório de Patologia for inaugurado. O espaço será construído ainda este ano para atender a essa demanda. O custo dos novos equipamentos, que servirão também para a realização de pesquisas desenvolvidas por professores de Odontologia, chega a R$ 198 mil.

O pró-reitor de Planejamento da UFPA (Proplan), Erick Nelo Pedreira, que participou da entrega, conferiu os equipamentos pessoalmente. Para ele, com o novo Laboratório, poderá se contar com laudos de máxima confiança, os quais ajudarão a melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Assessoria de Comunicação da UFPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal