Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRA

Novo sistema computacional elaborado na UFABC aponta características da epidemia de dengue no Rio

Como combater a disseminação do vírus da dengue sem recorrer a equações generalistas que suscitam mais dúvidas que estímulos à erradicação da doença? Para responder a essa questão, alunos da graduação da UFABC formularam um sistema computacional que, pelo cruzamento de dados a respeito das técnicas de enfrentamento do vírus, características biogenéticas do aedes aegypit e condições climáticas, fornece números sobre a contaminação, sendo um possível indicador para a eficácia das políticas públicas.

O modelo ideal elaborado pelos autores do trabalho utiliza informações climáticas e pluviométricas da cidade do Rio de Janeiro entre 2001 e 2002 para estabelecer uma relação de proporção entre a escalada de disseminação da doença no verão e o refluxo no inverno. No sistema apresentado pelo estudo, o contágio cai um ponto percentual nesta estação, enquanto mais do que quadruplica no período mais quente e chuvoso do ano.

"A depender dos dados inseridos na simulação, é possível apontar a necessidade da focalização do combate à dengue em determinadas regiões por causa, por exemplo, de condicionantes como o nível de saneamento básico naquele lugar e a eficácia de técnicas de combate à proliferação do mosquito", afirma André Filipe, um dos alunos que participam do trabalho.

Os autores trabalham atualmente no desenvolvimento de uma nova versão do sistema, que deve considerar as incertezas inerentes ao contágio do vírus, como as constantes variações de temperatura. Eles planejam usar como base nesse novo modelo a cidade de Santo André, mas ainda encontram dificuldades para localizar os dados que obtiveram a respeito do Rio de Janeiro.

Embora seja focado em ferramentas de Ciências da Computação, o trabalho foi construído por um estudo interdisciplinar devido à grande quantidade de variáveis correlatas a outras disciplinas. "Precisamos sair da nossa área para fazer o projeto. Tivemos, por exemplo, que estudar características biológicas do mosquito para deixar o estudo mais preciso. Ouvimos para isso diversos especialistas", disse Filipe.

Simpósio
O trabalho disputará entre 11 e 15 de abril o prêmio de melhor artigo no congresso Agent-Direct Simulation Symposium (ADS`10), patrocinado pela Sociedade Internacional para Modelagem e Simulação (SCS) em parceria com a Association for Computing Machinery (ACM). Além de André, fazem parte do grupo de autores Luis Fernando Jacintho e Terry Ruas, sob a orientação da professora Maria das Graças Bruno Marietto e colaboração do mestrando Fábio Aragão Silva. O evento terá Orlando (EUA) como sede. "Para que os alunos possam participar do Simpósio, foi solicitado à Pró-reitoria de Graduação bolsas auxílio de participação em eventos", disse a professora Graça Marietto.

Assessoria de Comunicação e Imprensa

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal