Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Começam obras no campus da UFSC em Joinville

Começaram nesta segunda-feira (28/02) as obras preliminares no terreno onde será construído o campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville. No dia 24 foi feito simbolicamente o corte da primeira árvore, e agora ocorre a retirada dos arbustos para a posterior execução de terraplanagem. O novo campus será implantado numa área de aproximadamente 30 hectares na chamada Curva do Arroz, às margens da BR-101.

O diretor administrativo do campus de Joinville, arquiteto Francisco Alexandre Sommer Martins, diz que a supressão da vegetação vai durar cerca de quatro meses e que dentro de 30 dias terá início a terraplanagem, que tem previsão para ser concluída em seis meses. Durante parte desse tempo, portanto, os trabalhos serão concomitantes. As obras físicas – construção dos primeiros prédios – devem começar no segundo semestre deste ano.

As aulas, atualmente ministradas na Univille, devem ser transferidas para o novo campus no final de 2012, calcula o diretor administrativo. Ele informa que a partir do Estudo Ambiental Simplificado (EAS) foram definidas as partes do campus onde será possível erguer os prédios para administração, salas de aula e outras atividades, e também as áreas que não poderão ser utilizadas em vista das características pantanosas do terreno.

As atividades da UFSC em Joinville já envolvem 600 alunos, sendo que mais 200 entram como calouros no dia 14 de março, quando começa o ano letivo. O curso oferecido é o de Engenharia da Mobilidade, com várias habilitações, como as de Infraestrutura, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Mecatrônica.


Assessoria de Comunicação da UFSC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal