Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Francisco Beltrão

O Campus Francisco Beltrão comemorou, no dia 03 de março, três anos de existência. Para comemorar a data, servidores e alunos assistiram a um vídeo que mostrava as principais transformações e conquistas do Campus ao longo destes três anos.

Além do documentário, o diretor-geral em exercício, Hernan Vielmo, fez uma retrospectiva da instalação da UTFPR em Francisco Beltrão, salientando a importância para o crescimento do município.

O reitor Carlos Eduardo Cantarelli e o diretor-geral Paulo Apelles Camboim de Oliveira, em mensagem enviada a todos os servidores, disseram que, há 3 anos, começava a se escrever a história do Campus: “Temos a convicção de que tudo o que temos alcançado é resultado do compromisso, profissionalismo e dedicação de todos, sejam eles precursores, contemporâneos ou ainda os que serão acolhidos e incorporarão os caros valores que orientam o dia a dia desta comunidade universitária”.

O Campus

No dia 03 de março de 2008 foi inaugurado o Campus Francisco Beltrão, na Linha Santa Bárbara, com a incorporação do Centro de Educação de Nível Técnico (TEXCEL) à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O Campus iniciou suas atividades com a oferta do curso superior de Tecnologia em Alimentos e, em 2009, atendendo ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do governo federal, foi implantado o curso de Engenharia Ambiental. Há, também, um projeto em andamento para a oferta do curso de Licenciatura em Informática. Atualmente, o Campus tem 381 alunos matriculados.

Além dos cursos de Graduação, em 2009 foi ofertado o primeiro curso de pós-graduação Lato sensu: o curso de Especialização em Gestão da Qualidade na Tecnologia de Alimentos. E, para maio deste ano, está previsto o início da primeira turma de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, com 14 vagas, em parceria com o Campus Londrina (sede).

Em área construída, também é possível observar o crescimento do Campus. Em 2008, eram 3.900 m2 construídos e, em 2010, já eram 5.900 m2. Para 2011, está previsto a construção de um novo bloco de salas de aula (2.000 m2) e do restaurante universitário (RU), com 800 m2.

Ao longo destes três anos, o Campus também tem recebido apoio da Prefeitura de Francisco Beltrão, com destaque mais recente para a pavimentação do asfalto e a iluminação de acesso à Instituição, garantindo mais segurança para motoristas e pedestres que fazem uso do trajeto.

Assessoria de Comunicação UTFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal