Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Obras no campus preparam a UFRPE para o futuro

Quem chega ao campus de Dois Irmãos, neste início de semestre letivo pode estranhar o excesso de tapumes, tijolos e estacas. O cenário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que se assemelha a um canteiro de obras, no entanto, sinaliza melhorias para os dias vindouros.

Diversos investimentos vêm sendo feitos na melhoria da infraestrutura da UFRPE, com ampliação e construção de novos prédios, criação de laboratórios e novos departamentos. São vários os projetos em andamento no campus de Dois Irmãos. Só para 2011, estão previstas as entregas de sete construções, com orçamento proveniente da matriz orçamentária da Universidade e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O edifício Vasconcelos Sobrinho, por exemplo, contará com 30 salas de aula, três miniauditórios de 140 lugares cada e sete laboratórios de informática. A estimativa é que 1800 alunos utilizem as instalações do prédio a cada semestre. O nome do prédio é uma homenagem a um dos responsáveis pela criação da UFRPE, onde foi professor catedrático e introduziu disciplinas antes inexistentes nos estudos rurais, além de ter exercido o cargo de reitor. As obras serão concluídas no primeiro semestre do ano.

Também estão sendo concluídas as obras do prédio Professor Manoel Amaro, onde será instalado o Departamento de Educação Física; e do prédio do Departamento de Pesca. Atualmente, esse setor ocupa o mesmo prédio que será incorporado ao Departamento de Ciências Domésticas.

Quando as novas instalações do Departamento de Pesca estiverem prontas, ambos poderão ser expandidos, ocupando espaços independentes.

Já o prédio Ivan Tavares, localizado ao lado do prédio central, possui seis andares e deve ser concluído em junho de 2011. O térreo do edifício já foi inaugurado, e dispõe de seis salas de aula e três salas de professores. 1300 discentes devem estudar no local a cada semestre, após sua conclusão.

Os alunos do curso de Gastronomia, que atualmente utilizam espaços alugados para atividades práticas, contarão com laboratórios equipados com cozinhas e áreas para treinamentos em panificação, bebidas, etc.

As salas devem ser entregues em junho, período em que também será inaugurado o Centro de Estudos em Caprinos e Ovinos. Os estudantes vindos do interior terão um novo lugar para morar: a nova Casa do Estudante, construída próxima ao Lafepe, abrigará 200 alunos a partir do segundo semestre de 2011. As quatro residências universitárias hoje existentes serão desativadas.

Nas Unidades Acadêmicas de Serra Talhada (UAST) e de Garanhuns (UAG), obras de ampliação estão em estado avançado. A cantina e a Casa de Extensão de Heliópolis da UAG já estão concluídas, e o hospital veterinário da Unidade estará pronto até a metade de 2011. A previsão é que, juntamente com as obras da UAST, tudo esteja pronto até o fim do ano que vem.

O Pró-Reitor de Planejamento da UFRPE, professor Romildo Morand, afirma que já existem outros projetos em andamento e, em breve, novas obras serão iniciadas. Segundo ele, serão construídos prédios para os departamentos de Biologia, Informática e Tecnologia Rural. O prédio central também passará por reforma, a fim de criar novos espaços, além do já existente Salão Nobre, que auxiliem na realização de eventos maiores, como simpósios que exijam várias salas de seminários. O prédio será utilizado, ainda, como memorial da Instituição. As salas de aula serão relocadas para os outros prédios da Sede. Também serão criadas as bibliotecas setoriais, para cada Zona do campus, o que reduzirá a necessidade de deslocamento dos alunos.

O professor Romildo avalia os investimentos como necessários para adequar a Rural às novas e crescentes demandas dos cursos. “A Universidade passou 15 anos sem investimentos. Agora, estamos criando a infraestrutura para preparar a UFRPE para os próximos 20 anos”, afirma.

Assessoria de Comunicação UFRPE

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal