Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Instalada Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui

Foi instalada, no último dia 24, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, "o passo que faltava ser dado, em nossa Universidade, para se colocarem em marcha, de uma forma definitiva, mais ações inclusivas necessárias para eliminarmos as barreiras que se interpõem entre as pessoas com deficiência e o seu projeto de aqui estudarem e trabalharem", disse o Vice-Reitor Henry de Holanda Campos, durante a solenidade de instalação do órgão.

Visivelmente emocionada, a Profª Vanda Magalhães Leitão, titular do novo setor, falou da grande satisfação por estar realizando “um projeto que foi gestado por pessoas que há alguns anos vêm dedicando suas energias e saberes em ações que, de uma forma ou de outra, promovem o bem estar de pessoas com deficiência na Universidade Federal do Ceará”. A instalação da Secretaria marcou, também, a abertura do III Ciclo de Debates UFC Inclui, cujo tema é “Acessibilidade e Inclusão de Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Ceará”.

O Prof. Henry Campos observou que a UFC enxerga a questão da acessibilidade em sua dimensão mais ampla e mais abrangente. “Nós a compreendemos como o direito de eliminação das mais diversas formas de barreiras para o acesso aos ambientes físicos e virtuais, assim como aos meios de informação, de comunicação e ao próprio conhecimento constituído historicamente pela sociedade”.

Conforme a Profª Vanda Leitão, a instalação da Secretaria de Acessibilidade surge num momento possível e propício, em que os movimentos sociais em prol dos direitos à cidadania são efervescentes, admitindo que os desafios “são inúmeros e de natureza diversa”, entre eles, e em especial, “às dificuldades que temos, todos (uns mais outros menos), em lidar com as diferenças e com os limites, nossos e de outrem. Este é o maior de todos os desafios”, acrescentou.

Fazendo uma rápida retrospectiva, o Vice-Reitor Henry Campos  lembrou a criação da Comissão Especial de Educação Inclusiva, através de Portaria assinada pelo Reitor Jesualdo Farias, em novembro de 2009, a primeira ação institucionalizada, na história da UFC, voltada para a acessibilidade, “revelando a disposição da Administração Superior de fazer acontecer a inclusão entre nós”.

A Secretaria tratará a acessibilidade em suas várias dimensões - atitudinal, arquitetônica, pedagógica e tecnológica –, delineando políticas de acessibilidade, construindo projetos e realizando-os, numa perspectiva intersetorial. No discurso, a Profª Vanda Leitão reconheceu, no entanto, que “sem parcerias não transporemos os desafios e não promoveremos a inclusão de alunos, servidores técnico-administrativos e professores da UFC”.

Considerando a instalação da Secretaria um momento histórico, o Vice-Reitor Henry Campos manifestou o reconhecimento institucional “ao devotado e persistente trabalho da Profª Vanda Leitão, que incorporou a causa da acessibilidade também ao seu coração e muito lutou para que se iniciasse na Universidade uma cultura de respeito e assimilação da acessibilidade em sua concepção plena”.

A mesa que presidiu a solenidade, realizada no auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC, contou com as presenças do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida, e do Diretor da Faculdade de Educação, Prof. Luis Távora.

CICLO DE DEBATES – As atividades da Secretaria de Acessibilidade tiveram início antes de sua instalação oficial. Além de organizar o III Ciclo de Debates, o grupo realiza um cadastro de estudantes, professores e funcionários da UFC que apresentam limitações na mobilidade. Atualmente, a Universidade não possui informações precisas sobre o assunto.

A equipe também começou a estabelecer parcerias com outros setores da Instituição, como a Coordenadoria de Obras e Projetos (COP), que, a partir de agora, deverá programar mudanças arquitetônicas nos campi da UFC, com o objetivo de promover a acessibilidade. O setor planeja, ainda, um pacote de ações de sensibilização da Universidade, que ainda desconhece os direitos das pessoas com deficiência.

A Secretaria funciona no andar térreo da Biblioteca do Centro de Humanidades (Área 1), no Campus do Benfica. Sua criação foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em agosto de 2010, após vários anos de atividades do Projeto UFC Inclui, um dos principais responsáveis por levantar a bandeira da acessibilidade na Instituição.

Assessoria de Comunicação UFC

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal