Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFFS inicia obras no Campus Erechim

Foto: UFFSMais um capítulo da história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim está escrito. Um ato marcou o início das obras da sede do campus definitivo, na sexta-feira (6). O reitor da UFFS, Jaime Giolo, direção do Campus Erechim, autoridades, lideranças e as comunidades acadêmica e regional estiveram no km 72 da ERS-135, no terreno de 934.533 metros quadrados, doado pela Prefeitura de Erechim, para celebrar o princípio dos trabalhos. 

“O dia seis de maio de 2011 será lembrado e comemorado por gerações. É um dia de festa, de selar compromissos e de agradecimentos.” Com esta afirmação, o diretor da UFFS – Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, saudou o público que prestigiou o ato. Em sua fala, Benoni destacou a importância da UFFS como mola para o desenvolvimento regional e convocou a todas as autoridades presentes para colaborarem nas necessidades que o campus ainda terá até a sua consolidação, como transporte e acesso seguro à comunidade acadêmica. O diretor também deu destaque especial ao ex-reitor da UFFS, Dilvo Ristoff e ao prefeito municipal de Erechim, Paulo Polis, a quem qualificou como “o prefeito da educação”. 

O prefeito Paulo Polis, que no ato também representava a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), ressaltou que o trabalho para a consolidação da UFFS ainda não terminou. “Precisamos das entidades, dos entes públicos. Cada ato é um elo que vai consolidando essa corrente. E nós faremos o que for preciso para consolidar a federal”. 

O deputado estadual e representante do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Altemir Tortelli, lembrou a forma original em que foi criada a instituição. “Foi pela força do movimento social e popular que a UFFS foi criada. Preciso deixar isso registrado, porque faz parte da história da UFFS:  é uma das poucas universidades federais criadas dessa maneira”. 

Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Ivar Pavan, registrou o seu orgulho em dizer que participou desse movimento lembrando de passagens que marcaram a luta pela criação da UFFS. E completou: “Pensar em desenvolvimento sem pensar em educação é impossível”. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, lembrou que com muita “honra e orgulho” foi o relator do processo da criação da UFFS em Brasília. Fez uma homenagem especial às crianças que serão alunos da UFFS.
O reitor da UFFS, Jaime Giolo,  citou todas as obras que irão compor o campus nesse primeiro momento de obras. “Nossa missão é iniciar o ano letivo de 2012 nos novos campi. Os trabalhos não param até que o conjunto de obras esteja pronto”. Giolo fez uma agradecimento especial ao ex-reitor da UFFS, Dilvo Ristoff e à imprensa, que, segundo ele, tem contribuído de forma efetiva para a divulgação e consolidação da institução. 

Após o pronunciamento das autoridades, todos se dirigiram à parte do terreno onde será construído o primeiro prédio para assistir ao lançamento oficial das obras, simbolizado pela concretagem de uma das fundações.
A estimativa orçamentária de mais de R$ 40 milhões do governo federal será destinada para a construção de nove prédios que irão abrigar laboratórios didáticos, salas de aula, salas de professores, moradia estudantil, restaurante universitário, bloco administrativo e centro de cultura e vivência, além do projeto de urbanização do campus.

Entre as autoridades e lideranças que também estiveram presentes: o presidente da Câmara de Vereadores de Erechim, Marcelo Demoliner; o representante do Movimento Pró-Universidade Federal, Ari Pertuzatti; o presidente do Conselho Estratégico Social, Anacleto Zanella; além de  prefeitos municipais da região, secretários municipais, vereadores, autoridades militares e eclesiásticas, representantes do poder judiciário, cooperativas, conselhos municipais, sindicatos, associações, instituições de educação superior da região, escolas estaduais e municipais, Banda Marcial da E.M.E.F. Othelo Rosa e demais autoridades civis. 

Assessoria de Comunicação da UFFS

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal