Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Licenciatura do Campo: educação para a zona rural

O meio rural apresenta uma dinâmica própria, ligada às relações do homem com a terra, a natureza e a produção de alimentos. Desde 2005, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vem testando a educação voltada para o campo, com o curso Pedagogia da Terra, em parceria com o Ministério da Educação. Agora, com o Reuni, a proposta se acentuou através da criação do curso de Licenciatura do Campo.

A universidade tenta minimizar as desiguldades entre as oportunidades na escolarização das zonas rural e urbana através da habilitação, que prepara um educador que trabalhe com métodos de ensino diferenciados.

A intenção é organizar um trabalho pedagógico que permita expandir a educação no campo com rapidez e qualidade, na busca de um sistema público qualificado para as escolas da zona rural.

Com duração de quatro anos, o curso vai oferecer habilitação em Linguagens – expressão oral e escrita em língua portuguesa, artes e literatura – e iências da vida e da natureza. A grade curricular inclui aulas sobre os povos do campo, desenvolvimento sustentável, estrutura agrária, usos da terra, profissão e trabalho.

Para tanto, no núcleo comum, serão oferecidas aulas de filosofia, antropologia, políticas agrárias e do sistema educacional, cultura, educação inclusiva, psicologia e sociologia da educação.

As atividades acadêmicas vão acontecer na Faculdade de Educação, no campus Pampulha, e em espaços de atuação prática, como Escolas Família-Agrícola ou convênios com entidades sociais.

Raio X

Vagas: 35, com uma entrada anual no segundo semestre
Modalidade: licenciatura
Turno: diurno
Duração: 4 anos
Mercado de trabalho: Área de educação em escolas agrícolas

Assessoria de Comunicação da UFMG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal