Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Federal da Integração já tem contrato para erguer campus

Foz do Iguaçu (PR) — Na semana de aniversário de Foz do Iguaçu, foi firmado na quarta-feira, 8, o contrato de construção da primeira etapa do campus da Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) no município paranaense. As obras, a serem executadas por um consórcio de empreiteiras, compreenderão, em uma primeira etapa, os prédios de salas de aula, restaurante e edifício central, em área de 79 mil metros quadrados. 

A biblioteca também fará parte da primeira etapa, mas será objeto de licitação internacional, com recursos do Fundo Estrutural de Convergência do Mercosul (Focem). Na segunda fase das obras serão construídos o centro de recepção, o prédio de laboratórios e o teatro. 

Quanto finalizado, o campus da Unila terá área total de 155 mil metros quadrados. Como o projeto mostra preocupação com a sustentabilidade, terão prioridade itens como acabamento claro, pisos externos permeáveis, automação, controle e eficiência dos sistemas elétricos e de condicionamento de ar. 

Para o reitor Hélgio Trindade, a Unila vive momento histórico. “Nenhum de nós tem completa consciência do ato que estamos presenciando, da potencialidade de trazer para a tríplice fronteira um projeto como esse”, disse. “Queremos construir um espaço para a geração de conhecimento, e a Unila já nasce com uma universidade moderna, com características típicas do século 21, voltada para a inclusão social e para a integração latino-americana.” 

A Unila foi oficialmente criada pela Lei nº 12.189, de 12 de janeiro de 2010. Instituição de caráter multicultural e multidisciplinar, abriu os seis primeiros cursos de graduação em agosto do ano passado. Hoje, em instalações provisórias, oferece 12 cursos e reúne cerca de 800 alunos do Brasil e de países vizinhos. As obras no campus da universidade terão início no próximo mês, com prazo de conclusão previsto para 23 meses.  

Assessoria de Imprensa da Unila

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal