- Detalhes
-
Quinta, 19 de Agosto de 2010 - 00:00
Inscrição do vestibular ocorre de 19/8 a 15 de setembro. Campus de Lagarto se une aos demais no processo seletivo que terá 5.260 vagas em 102 opções de cursos.
O período de inscrição para o processo seletivo 2011 da UFS já tem data definida: de 19 de agosto a 15 de setembro (veja o edital). O anúncio foi dado pelo reitor Josué Modesto dos Passos Subrinho na tarde desta quinta-feira, 5, em entrevista coletiva que tratou dos seguintes pontos: extinção gradativa do Processo Seletivo Seriado (PSS), primeiro vestibular do campus de Lagarto (cuja seleção se unificará a dos demais campi), mudança no horário do vestibular e ampliação de vagas.
Neste vestibular, que vai ocorrer de 5 a 8 de dezembro de 2010, serão acrescidas 350 às 4.910 vagas disponibilizadas em 95 opções de cursos. Serão 50 para o bacharelado em Física com habilitação em Astronomia e 300 para os cursos do campus de Lagarto (Farmácia, Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional), num total de 5.260 vagas em 102 opções de cursos.
Atendendo a uma reivindicação encaminhada pela Câmara de Vereadores de Aracaju, o horário das provas foi alterado das 8h para as 9h. A medida visa facilitar o deslocamento em tempo hábil dos alunos do interior para a capital. “A mudança visa atender, sobretudo, aos alunos que residem no interior do estado e têm certas dificuldades para chegar aos locais onde ocorrem as provas”, diz o reitor.
O tempo de duração das provas, contudo, será mantido e finalizará às 13h, somando quatro horas no total. A aplicação da redação, no último dia de provas, terá as mesmas duas horas de duração e ocorrerá das 9h às 11h.
Campus de Lagarto
Havia a previsão de que fosse realizado um vestibular especial para o recente campus da UFS em Lagarto no segundo semestre deste ano. Devido aos atrasos na contratação de funcionários, na reforma da escola que abrigará provisoriamente as aulas até que a sede do campus esteja terminada, e a outros fatores, as vagas para Lagarto serão disputadas em um vestibular unificado, como já ocorre com os cursos dos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Laranjeiras. As provas vão acontecer em Lagarto.
O início das aulas, previsto para março, também dará largada ao mesmo tempo em todos os campi. Inicialmente, o campus de Lagarto funcionará no Colégio Estadual Abelardo Romero, cedido pelo Governo do Estado. A escola está sendo reformada para atender a demanda da UFS.
O projeto para o campus de Lagarto conta com 400 vagas em oito cursos, contudo, dois deles dependem de aprovação prévia do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para funcionamento, Odontologia e Medicina. “A expectativa é de que, ainda em agosto, haja uma reunião para decidir os rumos dessas graduações. Caso sejam aprovadas, providenciaremos uma adequação ao processo seletivo, podendo até mesmo haver um processo isolado, como aconteceu no primeiro vestibular para o campus de Itabaiana”, diz Josué.
Extinção gradativa do PSS
Em reunião ocorrida no dia 26 de julho, o Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFS (Conepe) decidiu pela extinção gradativa do Processo Seletivo Seriado (PSS) como forma de ingresso na instituição. “A UFS decidiu começar um novo processo, gradual, respeitando os resultados daqueles que já realizaram as provas do PSS”, afirma o reitor.
Assim, a partir do vestibular de 2011, que ocorre de 5 a 8 de dezembro de 2010, não haverá inscrição para os alunos da 1ª série; o mesmo ocorrendo na seleção que virá com os alunos da 2ª série, até que, no vestibular de 2013, somente poderá participar aquele que estiver cursando a última série do ensino médio ou equivalente ou que já tenha concluído o ensino médio ou equivalente.
Até lá, a UFS terá tempo para decidir qual será seu novo vestibular, se usará o Enem como método de ingresso, e de que forma isso se dará. Conforme explicou Josué. “A decisão pela extinção gradativa do PSS não se tratou de uma alteração de regras, uma vez que elas só são definidas quando o edital é publicado; até então, o que existe é apenas uma expectativa de que as coisas ocorram dessa ou daquela forma, baseado em anos anteriores, mas, somente o edital define como será a forma de ingresso”.
Ele destaca ainda que uma prova como o Enem, por exemplo, possui pelo menos duas vantagens claras para os alunos: (1ª) a possibilidade de concorrer em várias universidades ao mesmo tempo com uma mesma nota, e (2ª) um exame menos detalhista em seu conteúdo.
A extinção gradativa do PSS não altera o Programa de Ações Afirmativas, que instituiu a política de cotas ao destinar 50% das vagas a estudantes de escolas públicas municipais, estaduais ou federais. Destas, 70% reservam-se a estudantes que se auto-declaram pardos, índios ou afro-descendentes. Cada curso de graduação oferta, ainda, uma vaga para candidatos portadores de necessidades educacionais especiais.