Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Estudo inédito sobre mudanças climáticas

Foi lançado nesta quarta-feira, 25, em Brasília, o estudo Economia da mudança do clima no Brasil: custos e oportunidades, que concluiu que o país poderá ter perdas de até R$ 3,6 trilhões em 2050, caso nada seja feito para reverter os impactos da mudança climática. O lançamento ocorreu no auditório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O documento, financiado pelo Global Opportunity Found com o apoio da embaixada do Reino Unido, expõe impactos na agricultura, energia, migração, saúde, clima e biodiversidade do país, em cenários de alta e baixa emissão de carbono na atmosfera (A2 e B2, respectivamente), que corresponderiam ao aumento da temperatura do planeta entre 1,4° e 5,8°C , até 2100, conforme estabeleceu o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) de 2000.

O presidente do conselho consultivo e coordenador do estudo e professor da Universidade de São paulo (USP), Jacques Marcovith, destacou o ineditismo do relatório, que reuniu as principais instituições científicas do país. Segundo ele, os dados divulgados podem contribuir para o governo implementar medidas de adaptação e prevenção mais eficientes em termos de custos e benefícios.

“O estudo nos dá fundamentação científica essencial para atingirmos nossos objetivos. Nos ajudará, ainda, a cumprir as metas brasileiras que serão levadas a Copenhague” – destacou Suzanna Kahn, secretária de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, sobre a contribuição da pesquisa no encontro internacional sobre o clima agendado para 9 de dezembro. Para ela, o estudo é um aviso não só para o governo, mas para toda a sociedade, “porque mostra quando e como devemos agir”.

De acordo com o documento, considerado o cenário A2 (alterações mais rigorosas no clima) do IPCC, haveria aumento médio na temperatura da região em 4 graus celsius e queda de 11,4% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2050, devido à redução das atividades agrícolas. Isso corresponderia a dois anos sem crescimento.

O impacto seria tão severo que as áreas de plantio do Ceará, Paraíba, Piauí e Pernambuco poderão ser reduzidas em até 50%. Como consequência, prevê-se um aumento das migrações - pelo menos 250 mil nordestinos deixariam a região entre 2035 e 2040.

Participaram também o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Climático e Tecnológico (CNPq), Marco Zago, o embaixador do Reino Unido no Brasil, Allan Charlton, além de pesquisadores das 11 instituições que participaram do trabalho, incluindo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Assessoria de Imprensa da UFMG e do programa Economia do Clima

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal