Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unilab abre inscrições para estudantes brasileiros

Estudar dividindo saberes culturais, econômicos, políticos e sociais é o maior desafio de quem estudará na recém nascida Unilab

Redenção (CE) - A Universidade da Integração Internacional (Unilab), com sede em Redenção a 57 quilômetros de Fortaleza, inicia suas atividades este ano. Criada em 20 de julho de 2010 a Unilab tem um importante papel a desenvolver dentro das questões que envolvem o acordo de cooperação solidária. A Unilab visa produzir e disseminar o saber universal, com o objetivo de alavancar as relações entre o Brasil e os países membros da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP), valorizando a língua portuguesa, e, também, segundo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentando as forças econômicas, políticas e sociais: "Nós queremos pelo menos cinco mil alunos africanos e cinco mil alunos brasileiros aprendendo aquilo que nós precisamos aprender para ajudar a desenvolver”.

Começa suas atividades com 360 vagas divididas entre brasileiros e estrangeiros. São 180 para o Brasil e 180 para os estudantes vindos do continente africano e Timor Leste, distribuídas entre os cursos de graduação: Agronomia, Administração Pública, Ciências da Natureza e Matemática, Enfermagem e Engenharia de Energias. Os candidatos podem optar por dois cursos. As inscrições para brasileiros começam nesta segunda feira (10) e vão até o dia 31 de janeiro de 2011. Para estrangeiros já se encerraram e foram feitas nas missões diplomáticas brasileiras em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

De acordo com Edital podem participar do processo de inscrição da Unilab, para ingresso no primeiro e no terceiro trimestre, no ano letivo de 2011, todos estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio ou que possuam certidão de exame supletivo, que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio, no exercício de 2010 (ENEM-2010), de acordo com a Portaria Nº 807/2010 do Ministério da Educação, publicada no Diário Oficial da União, de 18 de junho de 2010.

As inscrições para o Processo Seletivo Unilab-2011 são gratuitas e realizadas somente via internet, através de formulário específico. Os interessados em participar do processo de seleção devem preencher integralmente o formulário que será disponibilizado na próxima segunda feira no site www.unilab.ufc.br. As aulas se iniciam em março.

A “confirmação de inscrição” será disponibilizada a partir de 04 de fevereiro de 2011 no endereço eletrônico www.unilab.ufc.br, opção “confirmação da Inscrição”. Caso constate alguma incorreção, o candidato deverá solicitar as devidas correções por e-mail ou por fax (85) 3366-9496, até às 17h do dia 07 de fevereiro de 2011.

A Unilab trará efetivos benefícios para o país, ampliará a oferta de ensino superior e, ao mesmo tempo, gerará conhecimentos científicos e tecnológicos necessários ao desenvolvimento, à prosperidade e ao bem-estar dos brasileiros e das populações envolvidas dos países de língua portuguesa, além de contribuir de forma estratégica em defesa e fortalecimento do bloco da CPLP. O reitor Paulo Speller da Unilab acredita que a educação propõe mudanças. “Quando a população está bem informada e desenvolvida, alcança o jogo do ganha-ganha, ganha o país, ganha a pessoa que alcança seus objetivos e melhora de vida”.

A região do Maciço do Baturité no Ceará está pronta para receber os estudantes que pretendem crescer e contribuir com o município, que agora se prepara para uma nova realidade, a era do conhecimento avançado.

Considera-se como região do Maciço de Baturité aquela delimitada pela Lei complementar nº 12.896, de 1999, do governo do Estado do Ceará, categorizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), como a região oito, composta pelos seguintes municípios: Pacoti, Palmácia, Guaramiranga, Mulungu, Aratuba, Capistrano, Itapiúna, Baturité, Aracoiaba, Acarape, Redenção, Barreira e Ocara (www.ipece.ce.gov.br).

Redenção foi a primeira cidade a libertar os escravos em 1883.

Trata-se de uma universidade inovadora com a missão de integrar os países do continente africano com o Brasil. A sede será em Redenção, interior do Ceará. Esta é a segunda federal instalada no estado. A cidade de Redenção costuma ser chamada de marco da liberdade por sido a primeira a se render no processo de libertação da escravidão, entre outros fatores esse foi um dos motivos pelo qual foi escolhida para sede da Unilab.


Assessoria de Comunicação da Unilab

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal