- Detalhes
-
Sexta, 12 de Fevereiro de 2010 - 17:38
O ano de 2010 marca o início das atividades do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Baixada Santista, em complemento à inserção integrada da universidade na região.
Ainda neste primeiro semestre será aberto concurso público para funcionários técnico-administrativos e já foi iniciado o processo de contratação de seis professores pesquisadores que elaborarão o projeto pedagógico das futuras graduações do instituto e começarão os trabalhos de pesquisa.
Com o objetivo principal de desenvolver pesquisas em ciências relacionadas ao mar e assim contribuir para o crescimento de áreas estratégicas para o mercado de trabalho na região, o Instituto do Mar, que terá uma estrutura física própria ainda neste ano, deverá oferecer, futuramente, a abertura dos cursos de graduação em ciências do mar e meio ambiente, engenharia da pesca, engenharia do meio ambiente, engenharia portuária e oceanografia.
“Os novos cursos já nascerão inseridos no processo de total integração da Unifesp com a vocação profissional da região e as oportunidades de desenvolvimento da cidade e dos profissionais”, destaca o reitor Walter Manna Albertoni.
O embasamento acadêmico e o expertise da Unifesp aplicados nos estudos do Instituto do Mar contribuirão também para ampliar a parceria com o parque tecnológico de Santos, onde a universidade está focada, no primeiro momento, em oferecer conteúdo científico para o suporte em saúde ambiental, portuária e do trabalhador.
“A proposta do campus Baixada Santista é crescer em parceria com a comunidade local”, reforça o diretor acadêmico do campus, Nildo Alves Batista.
A ampliação dos espaços da Unifesp e principalmente dos campos de atuação junto à comunidade, tanto a partir das áreas assistenciais quanto de pesquisa, é resultado do projeto pedagógico inovador do campus Baixada Santista.
A proposta central do projeto é a formação de profissionais que atendam à demanda da sociedade de maneira integral. O projeto foi selecionado para concorrer ao 7º Prêmio Iberoamericano de Excelência Educacional oferecido pelo Conselho Iberoamericano de Excelência Educacional.
Assessoria de Comunicação da Unifesp