Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Iniciada construção do Centro de Arte e Cultura da UFPB

Obra terá área de 12 mil metros quadrados, em frente ao prédio da Reitoria em João Pessoa, e vai abrigar teatro, cinema, centro de convenções, museu e pinacoteca

João Pessoa (PB) - “Há anos que esperamos por um palco livre onde possam ser expressas as idéias e tendências artísticas de todos”, afirma o músico Ayrton Benck, do Quinteto Brassil. Ele se refere à construção do Centro de Arte e Cultura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), cuja licitação  foi concluída e as obras tiveram início sob a responsabilidade  da empresa SG Incorporação, Construção e Planejamento LTDA.

O Centro será construído numa área de 12 mil metros quadrados, em frente ao prédio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa. Ele terá teatro, cinema, centro de convenções, museu e pinacoteca. “Com essa construção, teremos condições mais adequadas para funcionar como um veículo de promoção cultural e como um centro de estudo de artes, além de poder ampliar, guardar e manter com segurança nosso acervo, composto de cerca de 200 obras de significativa qualidade artística”, afirmou Lívia Marques Carvalho, coordenadora da Pinacoteca da UFPB.

O teatro do Centro terá 1.200 lugares, equipado para todos os tipos de eventos, desde solenidades de colação de grau até apresentações de orquestra sinfônica e óperas. “Um teatro com a dimensão do que será construído fará sentido comum um teatro-escola, que possibilite os nossos cursos (de música, de artes plásticas e de teatro)”, destacou Paulo Vieira, chefe do Departamento de Artes Cênicas da UFPB.

O projeto do Centro é assinado pelo arquiteto Claudino Lins. A obra custará R$ 10.059.274,09 e será custeada pelos quatro bancos que operam no Campus da UFPB (Caixa Econômica, Banco do Brasil, Real e Santander). “Negociamos com os bancos o patrocínio do Centro. Foi uma espécie de contrapartida dessas instituições bancárias que operam no campus”, disse o reitor Rômulo Polari.


Assessoria de Comunicação da UFPB

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal