Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFMA concede grau aos primeiros Oceanógrafos do Maranhão

O curso recebeu esta nova denominação em conformidade com o projeto pedagógico do MEC

São Luís (MA) - A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) concedeu, na noite da última sexta-feira (11) no Palácio Cristo Rei, grau aos primeiros formando do Curso de Oceanografia do Estado do Maranhão. Ao todo foram seis formandos, sendo cinco de Oceanografia e uma formanda remanescente do Curso de Ciências Aquáticas.

Para que estes recém-graduados recebessem o título de bacharéis em Oceanografia foi necessário a inclusão de mais três disciplinas, a fim de adequar ao novo currículo, o que impediu a estes futuros profissionais de se formarem no mesmo período que os demais cursos da UFMA, por esta razão, a Universidade realizou uma formatura especial para estes concludentes.

A professora Flávia Morchel, paraninfa da cerimônia, explica que este momento é muito importante para a Universidade, o Estado e País. “Contando com a UFMA, são ao todo 13 cursos de Oceanografia existentes no Brasil, o que não são muitos, mas são todos de muita importância, considerando que o nosso litoral possui dimensões continentais com riquezas vastas. Nós temos uma realidade mundial de fome, de problemas climáticos, globais e por isso, a oceanografia, o estudo do mar, se revela como um dos momentos mais promissores do século XXI”, explica a docente.

Ela fala também que o curso de Ciências Aquáticas foi uma primeira experiência na ideia de inovar os estudos sobre os rios, mares e lagos. “Fizemos uma transição por apoio e recomendação dos comitês da Capes e do MEC, no qual verificaram que para o nosso curso ser de Oceanografia, só seriam necessários alguns ajustes, considerando que o curso já possui conselhos regionais e federais”, complementa Flávia afirmando que para receberem o diploma de bacharéis em Oceanografia, era necessário a inserção das disciplinas Oceanografia Física, Geofísica e Navegação em seus diplomas.

Abraão Martins Terceiro, orador oficial, agradeceu à professora Maria do Socorro Saraiva Pinheiro, pela coragem de assumir uma luta a fim de que o Curso de Ciências Aquáticas recebesse esta nova denominação. “Nossa missão não acaba por aí, pois somos os primeiros oceanógrafos do Estado formados pela Universidade Federal do Maranhão. Peço a Deus que continue nos guiando pelo caminho da paz, ética e principalmente sustentabilidade ambiental, para que trabalhemos com profissionalismo, visando o crescimento e desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou.

Segundo o Reitor Natalino Salgado, o curso iniciado sob o nome de Ciências Aquáticas recebeu esta nova denominação em conformidade com o projeto pedagógico do Ministério da Educação (MEC). “Diante de um cenário de tantas conquistas alcançadas mediante a ajuda soberana de Deus e o esforço coletivo de todos, detenho meu olhar neste momento ao ineditismo deste evento ao contemplar a primeira turma formada em Oceanografia, pois significa que vocês formandos, estão participando e fazendo história. Tenho a confiança de afirmar que vocês são herdeiros de um desafio que justifica uma característica fundamental da natureza humana: a capacidade de explorar, conhecer e transformar”, finalizou o reitor.


Assessoria de Comunicação da UFMA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal