- Detalhes
-
Terça, 29 de Março de 2011 - 17:39
A Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA atingiu neste ano 850 vagas, superando o total de 800 vagas previstas inicialmente, para o ensino da graduação presencial. Para 2012 é esperado que a instituição atinja a meta final de 95% do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, que amplia o acesso e a permanência dos alunos à educação superior.
As Universidades Federais que aderiram aos desafios do Programa firmaram um termo de acordo de metas com o Ministério da Educação – MEC, para que aumentassem o número de vagas ofertadas e de matrículas ano a ano, até 2017.
Segundo o Prof. Sueo Numazawa, Reitor da UFRA, as metas alcançadas pela Universidade no Reuni, mostram o potencial da instituição e o compromisso que ela tem com a educação.
Com o Programa foram adotadas diversas medidas para que fosse retomado o crescimento do ensino superior público e, assim, as universidades puderam expandir sua estrutura física, acadêmica e pedagógica.
REUNI
O Reuni integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e é responsável pelo aumento de vagas nos cursos de graduação, pela ampliação da oferta de cursos noturnos, pela promoção de inovações pedagógicas e pelo combate à evasão, quando o aluno abandona a escola ou a universidade. A necessidade de expansão da Educação Superior em nosso país é premente, visto que segundo o Ministério da Educação, em média nacional, apenas 24% dos jovens brasileiros, com idade entre 18 e 24 anos, têm acesso ao ensino superior.
Segunda maior Universidade do Norte em expansão
A UFRA foi considerada no ano de 2010 a instituição da região Norte que mais cresceu, no que refere-se ao aumento na oferta de vagas dos cursos de graduação presencial.
Os dados estão disponíveis no Relatório de Acompanhamento do Reuni, elaborado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais – ANDIFES. Desde 2008, através do Reuni, a Universidade vem atingindo índices consideráveis quanto ao aumento dos seus cursos e do número de vagas disponíveis. A instituição contava com 8 cursos de graduação e um total de 450 vagas disponíveis. Este ano o número de vagas aumentou para 850.
A Universidade mostra em seus indicadores de crescimento, que vem contribuindo cada vez mais com a comunidade, a medida que preocupa-se em acolher, a cada ano, uma parcela maior de jovens demandantes de um curso superior na área de Ciências Agrárias.
Assessoria de Comunicação UFRA