Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UnB Planaltina forma primeira turma

A Faculdade UnB Planaltina formou sua primeira turma no último mês de março.isabela_lyrio_unbagencia Dezessete jovens vestiram com orgulho a calorenta beca e tornaram-se os primeiros a receber o canudo de um campus da UnB fora do Plano Piloto. Os recém-formados dos cursos de Ciências Naturais e Gestão do Agronegócio comemoram a conquista e o término da etapa que eles ajudaram a construir.

“Nós fomos uma turma de experimento. Isso nos deixou muito mais unidos”, contou Daniel Leite, 27 anos. “Enfrentamos dificuldades com a estrutura do campus, com a contratação de professores. Também discutimos e ajudamos a elaborar o projeto pedagógico do curso”, lembrou Loana Dias, 20 anos, namorada de Daniel. Os dois se conheceram no curso de Ciências Naturais.

Os pais do rapaz festejaram o dia da colação. “Na UnB, é muito difícil entrar e sair e ele conseguiu fazer as duas coisas”, disse, aos risos, a mãe de Daniel, a aposentada Rosilene Leite Alvarenga, 61 anos. A Faculdade UnB Planaltina foi inaugurada em maio de 2006, com oferta de dois cursos de graduação. Hoje, a unidade atende cerca de 800 alunos em quatro cursos.

O professor Marcelo Bizerril, diretor da Faculdade UnB Planaltina, acredita que os recém-formados tiveram também uma aula de vida na instituição. “Eles viram o primeiro minuto dessa faculdade, participaram de todas as etapas da consolidação do campus”, afirmou. “Nenhuma outra turma viverá essa experiência. Esses jovens acreditaram na proposta do curso e, certamente, são pessoas que se darão muito bem na vida”, completou o professor Paulo Eduardo de Brito, patrono da turma de Ciências Naturais.

Proximidade - Silvano Cardoso, 33 anos, cursou a graduação em Ciências Naturais com o privilegio de estudar a 300 metros de casa. O policial militar, morador de Planaltina, começou a fazer faculdade em Formosa, mas tentou o vestibular da UnB assim que o campus foi inaugurado. “Foi muito bom ver que, de repente, a faculdade estava ao lado da minha casa”, lembrou. Agora, ele pensa em mudar de Planaltina para Ceilândia. A esposa de Silvano, Marcela Ribeiro, 25 anos, quer cursar Enfermagem no campus da UnB naquela cidade.

Moradora de Formosa, a bacharel em Gestão do Agronegócio Leisy Teixeira, 21 anos, diz que ser da primeira turma exigiu uma responsabilidade maior. “Somos os pioneiros, veteranos, ainda mais no meu curso, que é relativamente novo no país”, observou a jovem. Leisy acaba de entrar para o mestrado na Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e quer seguir a carreira acadêmica. “Quem sabe um dia vou dar aulas em Planaltina, que virou minha segunda casa”, planeja.

O reitor da UnB, José Geraldo de Sousa Junior, presidiu a cerimônia de colação de grau e comemorou com os agora ex-alunos. “Isso representa a concretização do objetivo que move a universidade, a presença plena e criativa em todo o DF”, disse.

Texto: UnB Agência
Foto: Isabel Lyrio/UnB Agência

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal