A Universidade Federal de Alfenas (Unifal), de Minas Gerais, comemora neste mês os 96 anos de fundação da Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), que deu origem à universidade. A EFOA foi criada em 3 de abril de 1914, ofertando um curso de farmácia. Em 1915, começou a funcionar o curso de odontologia e, em 1977, o de enfermagem. Em 2001, a instituição tornou-se centro universitário federal.
Em 2005, o centro foi transformado em universidade federal, ampliando a oferta de ensino superior na região sul e sudoeste de Minas Gerais. Hoje, a Unifal oferece mais de 1,5 mil vagas anuais de ingresso na graduação e 32 cursos em três campi nas cidades de Alfenas (sede da instituição), Poços de Caldas e Varginha, além da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A qualidade do ensino é comprovada pelos indicadores obtidos nas avaliações do MEC: a Unifal tem Índice Geral de Cursos - IGC 4, em uma escola que vai de 1 a 5. O IGC é um indicador de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Além da qualidade, o reitor Paulo Márcio ressalta crescimento da instituição nos últimos anos, com a criação dos campi de Poços de Caldas e de Varginha, além da Unidade Educacional de Alfenas.
Assessoria de Comunicação Social - Unifal