- Detalhes
-
Sexta, 14 de Maio de 2010 - 11:55
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) comemora neste mês os 40 anos de ensino de graduação em oceanografia no país. Ao criar o curso de oceanologia, em 1970, a Furg foi pioneira no ensino dessa área no país e, ao longo de quatro décadas, consolidou-se como referência nacional e internacional na formação superior em ciências do mar.
A celebração do 40º aniversário será feita durante o 4º Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO 2010), que a universidade sedia de 17 a 21 de maio. Promovido pela Associação Brasileira de Oceanografia (Aoceano), o evento ocorre no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), Campus Carreiros da Furg, em Rio Grande (RS).
No dia 19, uma solenidade de reconfirmação de grau levará ao palco do Cidec-Sul um representante de cada uma das 36 turmas que concluíram o curso até 2009 na instituição rio-grandina. Ao chamar o egresso, a turma dele se apresentará na platéia, que terá mais de 900 egressos do curso.
Serão comemorados também os 50 anos da Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (COI/Unesco). O evento marca ainda os 30 anos do projeto Tamar, idealizado pelos oceanólogos Guy e Maria Ângela Marcovaldi, ambos egressos da Furg. Eles fazem palestra às 11h de quinta-feira, 20, no Auditório 1, do Cidec.
Mais informações sobre o Congresso estão disponíveis no
sítio da universidade.
Assessoria de Comunicação da Furg