Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFU dá pontapé inicial para construção do Campus do Glória

ufu_campusdogloriaA Universidade Federal de Uberlândia (UFU) colocará à venda, até o final deste ano, parte de seus bens imóveis, incluindo 64 hectares da Fazenda do Glória e outros 139 lotes em vários bairros da cidade. O produto da venda, que deve ultrapassar os R$ 12 milhões, segundo estimativas do Prefeito Universitário, Renato Alves Pereira, será empregado em serviços de infraestrutura e urbanização do novo campus da UFU em Uberlândia. Ele será construído em uma área de 60 alqueires às margens das rodovias BR 050 e 365, aproveitando parte da estrutura hoje existente na Fazenda do Glória.

O prefeito universitário disse que a expectativa da Instituição é que as obras comecem no início de 2011, possibilitando que as primeiras atividades acadêmicas no novo campus ocorram já em março de 2012. Segundo ele, já estão garantidos os recursos necessários para a construção dos primeiros seis blocos, a começar, tão logo, sejam concluídas as obras de infraestrutura, como asfalto, água, esgoto, energia, rede de telefonia e internet.

A entrada principal do campus do Glória será pela BR 365, continuação da Av. João Naves de Ávila, após o cruzamento com a BR 050. Ali já se podem ver as primeiras obras de terraplanagem que, segundo o professor Renato, destinam-se a restaurar a área, que será ocupada por um bosque. “Além de embelezar a entrada, ele protegerá do barulho das rodovias”, explicou.

A sede da Associação dos Servidores da UFU (Asufub) localizada em área contígua a da fazenda do Glória, com suas duas piscinas, quatro quadras e dois campos de futebol, ganhará um bloco de quatro mil metros quadrados, ainda no primeiro semestre de 2011. Com isso, os cursos de Educação Física e Fisioterapia poderão desenvolver parte de suas atividades no novo campus, já no segundo semestre do ano que vem, conforme previsões da Prefeitura Universitária.

Outros dois blocos, do mesmo tamanho, a serem erguidos, também, em 2011, fornecerão as primeiras salas de aula e laboratórios para os cursos de Aeronáutica, Geografia, Engenharia Ambiental, Veterinária, Zootecnia e Agronomia, que serão implantados ou transferidos para o campus do Glória. Segundo Renato Pereira, os recursos para estas obras já estão garantidos. Ele lembrou que toda a estrutura já existente na Fazenda do Glória, como curral, galpões e ranário, será aproveitada para as atividades educativas.

Um laboratório de mil metros quadrados, destinado ao recém-criado curso de Engenharia Aeronáutica, uma biblioteca de 1.200 metros quadrados e um restaurante universitário, de 800 metros quadrados, completam o conjunto de obras para a primeira etapa do novo campus. Ela deve ocupar, segundo o prefeito universitário, cerca de 10 alqueires.


Assessoria de Comunicação com informações da Assessoria da UFU

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal