Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFERSA prepara implantação do Conexão de Saberes

ufersa_conexao_saberesAliando inclusão e extensão universitária, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) estará lançando nos próximos dias o Programa Conexão de Saberes: diálogos entre a universidade e as camadas populares. A proposta é melhorar a perspectiva dos alunos de escolas públicas para o ingresso na universidade. Na UFERSA o Programa vai funcionar com a implantação de um curso preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. Para isso, a universidade tem assegurados recursos no valor de R$ 349 mil.

Para tratar dos últimos detalhes para a implantação do Programa Conexão de Saberes a consultora do Ministério da Educação, Alexania Alves, se reuniu com a equipe local e visitou as duas escolas estaduais, uma em Mossoró e outra em Angicos, que vão receber o Conexão Saberes ainda este ano. “O impacto é bastante positivo também para as universidades que no país já somam 39 a aderirem ao Programa”, afirmou a consultora do MEC.

Além de ampliar a oportunidade dos estudantes das camadas mais populares no ingresso na universidade, o Conexão de Saberes possibilita ainda à permanência dos que já conquistaram a vaga. Os estudantes universitários vão receber uma bolsa pela participação e os secundaristas vão frequentar o cursinho gratuitamente. A equipe da UFERSA já trabalha na elaboração de um edital com os critérios para seleção dos participantes.

O Programa prevê ainda a participação de professores de UFERSA que vão coordenar e monitorar o trabalho dos alunos universitários bolsistas em sala de aula. Os professores das escolas estaduais Aída Ramalho, em Mossoró, e Francisco Veras, em Angicos, também poderão participar do Conexão de Saberes como voluntários.

O Programa não se restringe apenas a prática pedagógica em sala de aula com os conteúdos propostos pelo ENEM. Paralelo ao trabalho do curso pré-universitário, o Conexão de Saberes prevê ainda a discussão de temas transversais pelos estudantes no âmbito da comunidade onde estão inseridos.

Outra proposta é a realização de oficinas educativas, integrando comunidade e universidade. “Também vamos promover a extensão universitária levando a universidade para perto da comunidade promovendo desta forma uma troca de saberes”, explica a coordenadora do Programa na UFERSA, professora Ady Canário.

Inicialmente, o Programa Conexão Saberes irá beneficiar 100 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e 60 estudantes das duas escolas que vão receber o Programa, além dos profissionais voluntários. No próximo dia 17, a equipe do Conexão de Saberes da UFERSA irá se reunir com os representantes das instituições parceiras para tratar de assuntos referentes ao lançamento do Programa. A reunião vai acontecer às 8h da manhã, no Auditório do CTARN, na UFERSA. A consultora do MEC encerrou a visita conhecendo o campus da UFERSA Angicos.


Assessoria de Comunicação da UFERSA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal