Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFERSA melhora infraestrutura e ganha novos equipamentos

ufersa_salaMossoró (RN) - Os estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido do campus de Mossoró estão satisfeitos com as novas  instalações em funcionamento nesse segundo semestre. São três complexos de laboratórios, um bloco de salas de aulas  e bloco de salas de professores. Dentro de sessenta dias, informa o Pró-Reitor de Graduação, professor José Arimatea  Matos, mais dois complexos de laboratórios deverão entrar em funcionamento. O investimento do governo federal com os novos prédios e equipamentos é de R$ 10,4 milhões na UFERSA Mossoró.

Os estudantes do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia já ocupam o bloco de salas de aula exclusivo para o Departamento de Ciências Exatas e Naturais. No total, o complexo abriga 10 salas atendendo a 500 alunos por turno. “Aqui ficou bem melhor uma vez que centraliza todas as aulas num só espaço”, opinou o estudante do 2º período Victor Mesquita Fonseca. O novo complexo possui forró de PVC e as salas foram projetadas para uma melhor visibilidade dos alunos.

Para a universitária Luanda Duarte, também do curso de Ciência e Tecnologia, além das salas amplas e arejadas, a maior vantagem é que o estudante não precisa estar se deslocando de um prédio para outro para assistir aula. “Nós perdíamos muito tempo com esse deslocamento e na maioria das vezes chegávamos atrasadas para a segunda aula”, exemplificou. O prédio possui ainda duas baterias de banheiros, masculino e feminino, com bancadas de granito e espelhos.

Por trás do complexo de salas de aula, o Departamento de Ciências Exatas e Naturais também ganhou um complexo para os professores com 36 salas, que deverá ser ocupado nos próximos dias, após a conclusão da instalação da rede de computadores.

LABORATÓRIOS – A UFERSA Mossoró também está colocando em funcionamento três novos complexos de laboratórios. O complexo de laboratórios de química, física e matemática, no campus leste, constituído por 10 laboratórios, sendo 4 de química, 4 de física e 2 de matemática, beneficiando 1.600 estudantes por semestre. Segundo o professor Arimatea Matos esse complexo funcionará nos três turnos sendo o de maior uso pelos estudantes de graduação.

Ainda no campus leste já está em operação o complexo de laboratório de engenharia de energia e engenharia mecânica, composto por 10 laboratórios, sendo 5 para cada curso. Esse complexo tem capacidade para atender 300 estudantes por semestre. Já no campus oeste, o complexo de laboratórios de anatomia, patologia e técnica cirúrgica com capacidade para atender 200 estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia.

ACABAMENTO – Outros equipamentos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido devem entrar em funcionamento dentro de dois meses. É o caso do complexo de laboratórios de Biotecnologia e Ecologia, localizado no campus oeste, formado por 14 laboratórios e com capacidade para atender 300 estudantes a cada semestre.

Outro complexo de laboratórios que se encontra em fase de conclusão é de engenharia civil, produção e petróleo composto por 10 laboratórios e que também vai atender 300 alunos por semestre.

APROVAÇÃO – Os professores e estudantes que já estão utilizando os novos equipamentos da Universidade Federal do Semi-Árido estão satisfeitos com as novas instalações. Para a professora da disciplina química aplicada as engenharias, Maria Valderez Pinto Rocha, a aquisição do Laboratório de Química Aplicada, representa uma conquista bastante proveitosa para os estudantes do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia.

“Antes, não havia um espaço adequado para a nossa prática, pois ocupávamos um espaço cedido em outro laboratório que não era o ideal”, afirmou a professora, acrescentando que nesse semestre oito turmas estão tendo aula no laboratório, com um total de 25 alunos em cada uma.

A grande maioria dos estudantes também reconhece a conquista afirmando que o momento é de adaptação com a nova “casa”. “Estudar num prédio com boas condições é o ideal, espero agora um melhor proveito nas aulas práticas”, opinou o estudante Tallison Davi Noberto.

“Aliar a teoria a prática é o grande diferencial do complexo de laboratórios”, reconhece a estudante Aideé Torres, ao afirmar ter esperado ansiosa a conclusão da obra. “Confesso que não imaginava uma estrutura tão moderna”, complementou.

O estudante Alessandro Carvalho não tem dúvida sobre o valor da conquista. “Representa uma grande melhoria para os alunos que vão poder assimilar melhor os conteúdos repassados na teoria, auxiliando dessa forma, a formação profissional dentro das engenharias”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da UFERSA

 

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal