Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unidades Acadêmicas iniciam estudos para dobrar oferta do ensino na UFGD

ufgdDourados - Foi aprovada por unanimidade na última quinta-feira (09), a resolução nº 69 do Conselho Universitário (Couni) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para que as Unidades Acadêmicas dêem início aos estudos e discussões que vão permitir dobrar a oferta dos cursos oferecidos na graduação e pós-graduação pela Universidade, bem como o número de vagas de cursos já existentes.

A proposta integra o Programa de Expansão Acadêmica da UFGD 2011/2020 e as Unidades terão 30 dias para debaterem internamente quais cursos deverão ser implantados e/ou ampliados, de acordo com os resultados das Conferências Nacionais da Educação e da Ciência e Tecnologia que devem ser parâmetros para o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, que serão enviados ao Congresso Nacional ainda em 2010.

Conforme o reitor da UFGD, professor doutor Damião Duque de Farias, a produção de um documento com a expansão acadêmica é de responsabilidade de cada instituição federal. “Primeiro, as Unidades Acadêmicas discutem, depois apresentam à reitoria suas propostas. Este documento será discutido amplamente com segmentos interessados da sociedade civil organizada, categorias profissionais e classe política e, posteriormente, apresentado aos conselhos superiores da UFGD para aprovação final”, explicou.

A idéia da UFGD é que ainda este ano haja a aprovação total do documento contendo todos os cursos a serem implantados no Programa de Expansão Acadêmica, incluindo graduações e pós-graduações e ampliação da oferta do número de vagas de cursos já existentes, com previsão de orçamento global e proposta de pessoal necessário à implantação das mesmas, de acordo com os parâmetros do Programa REUNI.

“Pretendemos ampliar o número de vagas que hoje existem nos 28 cursos, criar mais cursos e subir para 40 os programas de pós-graduações com, pelo menos, 20 cursos de doutorados em diversas áreas”, enfatizou o professor Damião.

Detalhes - Dentro dos itens que da resolução nº 69, a ampliação da graduação e da pós-graduação ficará sob responsabilidade das Unidades Acadêmicas e Universidade Aberta do Brasil (ensino a distância).

Elas deverão analisar: a ampliação de turmas em cursos já existentes; a criação de cursos novos (até dois cursos por Unidade, exceto a UAB); vagas novas a serem criadas; justificativa contendo a articulação com a estrutura acadêmica existente, graduação e pós-graduação, demanda existente, ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, viabilidade do projeto e etc e ainda apresentar o cronograma de implantação.

Na pós-graduação, as equipes devem pensar a criação de novas linhas e áreas de concentração em Programas já existentes; criação de novos programas e cursos; número de vagas a serem criadas e também contendo justificativa e cronograma de implantação.

Assessoria de Comunicação da UFGD

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal