Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFOPA inscreve para processo seletivo 2011

ufopaA universidade ofertará 1.200 vagas para o ano letivo de 2011. Gratuitas, as inscrições para o processo seletivo estão sendo realizadas pela internet até o dia 24 de outubro.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com sede em Santarém (PA), está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2011, que habilitará para admissão à universidade, no seu semestre inicial, intitulado Formação Interdisciplinar I. A UFOPA utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para preencher 1.150, vagas, que serão distribuídas igualmente nos turnos matutino, vespertino e noturno (400 vagas cada). Além disso, ofertará 50 vagas para candidatos indígenas, que serão admitidos sob critérios definidos em edital próprio.

Gratuitas, as inscrições serão realizadas pela internet, no endereço eletrônico https://www.ceps.ufpa.br, no período de 15 de setembro a 24 de outubro de 2010, observado o horário de Brasília (DF). No ato da inscrição, os candidatos devem indicar a ordem de preferência por turno, além da edição do ENEM a ser considerada na seleção (resultado dos anos 2009 ou 2010). Conforme o edital, serão admitidos, em primeira chamada, os 1150 inscritos melhor classificados pelo ENEM, com notas superiores a zero nas provas objetivas e de redação.

A classificação dos candidatos será feita em ordem decrescente da média obtida no resultado do ENEM. Em caso de empate, a classificação dos candidatos obedecerá sucessivamente aos seguintes critérios: maior nota em redação; idade do candidato (será classificado o candidato de maior idade cronológica). A relação dos aprovados será divulgada no endereço eletrônico https://www.ufopa.edu.br.

Ciclos de formação - De acordo com o edital, que também define a nova estrutura acadêmica da instituição, a UFOPA contará com 33 cursos de graduação, distribuídos em diferentes ciclos de formação, gerais e específicos, e adotará o Índice de Desempenho Acadêmico (IDA) discente como princípio geral de progresso para o preenchimento das vagas disponíveis nos níveis subsequentes ao semestre inicial.

O Centro de Formação Interdisciplinar será responsável pela oferta da Formação Interdisciplinar I, primeiro semestre comum e obrigatório a todos os alunos que ingressarem na instituição. Organizados em programas, os cinco institutos temáticos da UFOPA - Ciências da Educação, Ciências da Sociedade, Ciências e Tecnologia das Águas, Biodiversidade e Florestas, Engenharia e Geociências - serão responsáveis pelas formações graduadas gerais e específicas, assim como pelas formações pós-graduadas lato e stricto sensu.

Correspondente à Formação Graduada Geral, o Primeiro Ciclo conta com 13 cursos, sendo 10 bacharelados e três licenciaturas interdisciplinares, que habilitam a um primeiro diploma universitário. Além da Formação Interdisciplinar I, esse Ciclo compreenderá a Formação Interdisciplinar II, voltada à formação comum de cada instituto, também com 400 horas de aula. O primeiro ciclo completa-se com mais quatro semestres de estudos (1600 horas/aula), para conclusão dos Bacharelados Interdisciplinares de cada Instituto.

Referente à Formação Graduada Específica, o Segundo Ciclo habilita a um segundo diploma universitário e compreende 20 cursos de graduações específicas – cinco licenciaturas integradas e 15  bacharelados específicos -, com número variável de horas e de semestres, também oferecidos pelos programas de graduação dos institutos. O Terceiro Ciclo corresponde à Formação Pós-Graduada stricto e lato sensu, que compreende cursos de Especialização, Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado, em função de cada projeto pedagógico.

Cursos – De acordo com as novas regras, o Instituto de Ciências da Sociedade terá dois bacharelados interdisciplinares no primeiro ciclo – Estudos Jurídicos e Ciências da Sociedade - com graduações específicas, no segundo ciclo, em Direito, Antropologia e Arqueologia, Economia, e Planejamento e Desenvolvimento Regional. O Instituto de Biodiversidade e Florestas terá dois programas de bacharelado: um deles em Agroecologia (1.º Ciclo), com graduações específicas em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia; e outro em Química de Produtos Naturais (1.º Ciclo) com graduação específica em Farmácia (2.º Ciclo).

Os bacharelados em Ciência e Tecnologia, Ciências da Terra, e Ciências da Informação e da Computação (1.º Ciclo), com graduações específicas em Engenharia Física, Geofísica, Geologia e Ciência da Computação (2.º Ciclo), respectivamente, serão oferecidos pelo Instituto de Engenharia e Geociências. O Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas terá bacharelado em Ciências Biológicas (1.º Ciclo), com formação graduada específica em Biologia (2.º Ciclo); e bacharelado em Ciência e Tecnologia das Águas (1.º Ciclo), com formações graduadas específicas em Engenharia de Aquicultura e Engenharia de Pesca (2.º Ciclo).

Além do bacharelado interdisciplinar em Ciências da Educação, o Instituto de Ciências da Educação oferecerá, no primeiro ciclo, licenciaturas interdisciplinares em Ciências Naturais e Matemática, Ciências Humanas, e Linguagens e Códigos. No segundo ciclo, haverá graduações específicas em Matemática e Física, Química e Biologia, História e Geografia, Língua Portuguesa e Inglês, além de Pedagogia com habilitações específicas em Educação Especial, Educação Infantil e Gestão e Coordenação Pedagógica.


Assessoria de Comunicação da UFOPA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal