Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Reitor Hélgio Trindade destaca relevância do Edital CAPES/UNILA e a política de Extensão Universitária

Reitor Hélgio Trindade em entrevista coletiva. Foto: UNILAFoz do Iguaçu (PR) - A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) vive dias históricos e decisivos. Em entrevista especial, o reitor Hélgio Trindade comenta dois dos principais assuntos estratégicos da UNILA: o Edital CAPES/UNILA, que vai selecionar 20 professores seniores de diversos campos do conhecimento, e a política de Extensão Universitária.

O que a UNILA espera do Edital dos professores seniores?

Reitor Hélgio Trindade: Considero estratégico o Edital da CAPES/UNILA para recrutar professores visitantes sênior com o objetivo de planejar e orientar a organização de cursos de graduação, pós-graduação e respectivas linhas de pesquisa da nova Universidade.

Como se trata de uma universidade internacional que atuará em todos os campos do conhecimento, o Edital prevê a candidatura de professores latino-americanos de alto nível. Numa etapa anterior, a criação de dez Cátedras Latino-Americanas permitiu que catedráticos temporários definissem as primeiras diretrizes para a elaboração da estrutura curricular. Hoje temos uma oferta prevista de 19  cursos que deverão ser objeto de avaliação e elaboração definitiva pelos professores visitantes em articulação com a nossa massa crítica disponível.

Qual sua mensagem aos futuros candidatos inscritos no Edital?


Reitor: Considero ser uma oportunidade excepcional para professores se associarem à construção do projeto de desenvolvimento institucional e pedagógico da UNILA. A missão desta será de grande relevância para contribuir para o desenvolvimento e a integração latino-americana. Tenho a expectativa de que na America Latina haverá uma oferta qualificada de professores visitantes para contribuir com este projeto de uma universidade que pretende formar gerações de estudantes da América Latina e Caribe por meio do conhecimento compartilhado e da cooperação solidaria.

Qual a importância da visita da Presidente do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão à UNILA?

Reitor
: Os dois dias de seminários com a professora Laura Tavares Soares, da UFRJ, e os professores e alunos da UNILA viabilizaram a definição de diretrizes para a política de extensão da UNILA. A ideia de que a Extensão é parte das atividades de Pesquisa e Ensino trouxe esta ao patamar previsto pela Constituição Brasileira da “indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão”. Com o aporte da professora Laura, surgiram vários projetos que poderão ser desenvolvidos no contexto da fronteira trinacional.

E o Programa “Cultivando Água Boa”, de Itaipu, fará parte dessa política?

Reitor: Este programa, por sua abrangência, temática e impacto na região, será o primeiro experimento de Extensão Universitária da UNILA, colocando professores e alunos em atividades de pesquisa articulados com a Extensão. Espera-se que esse Programa ofereça um rico campo de atuação para a UNILA, numa prática centrada em torno da água, do meio ambiente e da capacidade de mobilização das populações ribeirinhas. Nesta perspectiva, agradecemos a disponibilidade do diretor Nelton Friedrich em interagir com a Universidade nesta importante etapa.


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal