Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFFS - Curso de História promove Aula Inaugural em Erechim

aula_uffsErechim – “A História como crítica da desigualdade social”. Esse foi o tema da Aula Inaugural do Curso de História, realizada na última terça-feira 21, no campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A aula foi ministrada pelo professor Paulo Zarth, da UFFS, e teve a participação de alunos do curso de História, além de docentes e técnico-administrativos. Zarth abordou a relação entre identidades, etnias e desigualdade social. “Esses temas são fundamentais para a produção do conhecimento histórico. Eles devem fazer parte da reflexão dos futuros professores de História para que possam organizar propostas de ensino de uma forma crítica, com autonomia e clareza”, afirmou o professor.

Na opinião de Paulo Zarth, os historiadores podem e devem ajudar a combater as desigualdades sociais, o racismo, o preconceito e todas as formas de discriminação. Após questionar a noção de etnia, a qual pode encobrir desigualdades sociais, o professor destacou que hoje há uma tendência de analisar a organização social mais pelos critérios sócio-econômicos do que pela identidade étnica. Apontou como grandes desafios para os historiadores na atualidade pontos como escrever a História a partir dos “esquecidos”, desmistificar as leituras históricas equivocadas e discriminatórias e dar visibilidade às ditas “minorias étnicas”.

De acordo Gerson Wasen Fraga, professor de História no campus Erechim e organizador da Aula Inaugural, o ensino de História contribuiu no fortalecimento do espírito crítico. Segundo ele, o evento “foi importante não só por seu caráter simbólico, mas também por trazer uma perspectiva engajada da História para nossas funções de historiadores e professores”. Para a aluna Vanessa Zin, “o desafio do professor de História não é somente passar o conhecimento em sala de aula, mas se colocar como historiador e desmistificar todas as formas de desigualdade social com as etnias”.


Assessoria de Comunicação da UFFS

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal