Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRN inaugura laboratório de pesquisa de petróleo e água

nupprar - 16-09-2010 3Natal (RN) - A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá inaugurar nesta quinta-feira, 21 de outubro, às 9h, o Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR). Trata-se de um Núcleo Regional de Excelência, constituído de laboratórios multidisciplinares com capacitação instrumental e de recursos humanos, que objetiva o atendimento às demandas técnicas e de pesquisa, voltadas à indústria do petróleo na região Norte-Nordeste. A cerimônia de inauguração será no Auditório do Núcleo, no Campus Universitário.

Com a implantação do NUPPRAR será possível a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento, de formação de recursos humanos, prestação de serviços técnicos e fornecimento de infra-estrutura nas seguintes atividades: Pesquisa básica e de desenvolvimento em temas ligados à caracterização e processamento primário de petróleo; Monitoramento, tecnologia ambiental e reuso de água; Medição e simulação de processos; Tratamento de resíduos e hidrogeologia; Formação de recursos humanos com a implantação e desenvolvimento de um grupo de pesquisadores e professores com especialização em petróleo, gás, energia e meio ambiente; Pesquisa e Desenvolvimento básico e aplicado em petróleo, gás, energia e meio ambiente.

Desenvolvendo pesquisa e prestação de serviço nas áreas das ciências do petróleo, o NUPPRAR é constituído por vários laboratórios multidisciplinares, cujo eixo principal é o laboratório Central de Análises. Possui uma estrutura destinada a articular, harmonizar e aperfeiçoar as ações desenvolvidas no setor de água e resíduos produzidos a partir da exploração do petróleo, hoje disseminadas por mais de uma dezena de Departamentos Acadêmicos, racionalizando recursos humanos e materiais. O Núcleo teve como ponto de partida a submissão e aprovação, em 2006, da Petrobras junto à UFRN para financiar os dez projetos iniciais de infraestrutura que culminaram em um prédio de mais de dois mil metros quadrados.

Os laboratórios
- A Central de Análises, coordenada pelo professor Djalma da Silva, possui um conjunto de 19 laboratórios com uma área de aproximadamente 600m2 distribuídos em dois pavimentos. Neste espaço estão instalados os equipamentos necessários para a preparação e abertura de amostras, os quais são multiusuários e foram adquiridos para atender de maneira eficaz a todos os projetos do Núcleo e as demandas da área de petróleo da região. Os laboratórios podem executar análises físico-químicas de líquidos e sólidos, tratamento de água produzida, tratamento de resíduos da indústria do petróleo e tratamento do óleo.

Os outros laboratórios também irão trabalhar com o petróleo e o tratamento de seus resíduos, com pesquisas focando a diminuição de poluentes e o tratamento da água utilizada. Além da Central de Análises, os laboratórios que compõem o NUPPRAR são o Laboratório de Tecnologia de Processamento, Laboratório de Análise Térmica e Eletroanalítica, Laboratório Central de Tratamento de Resíduos, Laboratório de Desenvolvimento de Processos e Catalisadores na Área de Refino, Laboratório de Tecnologia Ambiental, Laboratório de Hidrogeologia e o Laboratório de Membranas e Colóides.


Assessoria de Comunicação da UFRN

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal