Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Laboratório da FURG é referência para teste de cabos para plataformas

laboratorioRio Grande (RS) - Foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (20) o Laboratório de Caracterização de Cabos - Integridade Estrutural, também conhecido como Policab 2, no Campus Carreiros. Considerado o melhor da América Latina no setor, o Laboratório vai realizar ensaios mecânicos de caracterização de cabos para ancoragem de plataformas offshore (ruptura, fluência e fadiga). Na cerimônia, que contou com a presença do reitor João Carlos Cousin e do vice-reitor da FURG,Ernesto Luiz Casares Pinto, houve descerramento de uma placa localizada na entrada do prédioCom.

O diretor do Policab, Fulvio Chimisso, mostrava-se emocionado por ver um projeto tão importante e ambicioso tornar-se realidade. O projeto inclui não apenas a construção de um prédio, anexo ao Policab 1, mas também a instalação de uma máquina que vai servir para ensaios de tração, fluência e fadiga, especialmente para testar cabos náuticos de ancoragem utilizados em plataformas oceânicas.

O professor Chimisso lembrou do inicio do Laboratório Policab e das aposta que parceiros fizeram na qualidade dos profissionais e estudantes que ali atuam. “Esse é um orgulho para a FURG”, ponderou. Vários projetos já foram desenvolvidos. Recentemente um grupo de estudantes esteve na Itália apresentando trabalhos desenvolvidos no Laboratório. O trabalho da aluna Amanda Gonçalves foi considerado um dos dois melhores da 5ª sessão do evento.

O reitor João Carlos Cousin disse que a FURG está acompanhando o desenvolvimento do Brasil contribuindo com um projeto de grande importância para o setor naval. “É muito bom ver o desenvolvimento com o envolvimento das pessoas”, frisou. O supervisor do projeto e engenheiro do Centro de Pesquisas da Petrobras, César Del Vecchio, esteve presente ao ato. O investimento é de R$ 2,9 milhões, financiados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Petrobras.


Assessoria de Comunicação da FURG

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal