Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFRN inaugura novo prédio no Centro de Biociências

biocincias_ufrnNatal (RN) - O Bloco das Árvores, novo pavilhão didático de salas de aula e laboratórios do Centro de Biociências (CB) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi inaugurado nesta sexta feira, dia 22. O espaço também irá abrigar as salas dos Centros Acadêmicos (CA) do Centro. Abrindo a cerimônia de inauguração, houve a apresentação do grupo de ópera Canto Dell’Arte, da Escola de Música.

Entres as obras realizadas, foi priorizada a recuperação das salas de aula, laboratórios e da estrutura física em geral, modificação dos espaços administrativos, projetos de acessibilidade e recuperação da rede elétrica, relatou Maria de Fátima Ximenes, diretora do Centro de Biociências. “Demos o nome de Bloco das Árvores para chamar a atenção para elas, inclusive para as da nossa região. Todas as salas têm nome de uma árvore e uma ficha técnica com as suas características”.

O pavilhão didático é composto por 12 salas de aula, laboratório de informática, gabinete da direção, salas para coordenações de cursos de graduação do CB, dois laboratórios multidisciplinares e um laboratório de uso exclusivo para atividades de Biomedicina. “Houve um avanço e crescimento do Centro de Biociências nos últimos três anos. Tivemos mais reestruturação do que expansão. Essas obras darão condições de melhoria do ensino”, disse a diretora do Centro.

A construção do Bloco das Árvores custou R$ 2.737.341,40 com recursos do REUNI. Já a obra das salas dos Centros Acadêmicos custou cerca de R$ 60 mil, com recursos do orçamento do CB.

Segundo o reitor José Ivonildo do Rêgo, existem atualmente mais de 70 obras na UFRN. “Isso caracteriza o momento que a Universidade está presenciando. Durante oito anos, o plano foi recuperar a UFRN, que estava sucateada, e fazê-la crescer. Hoje nós temos recursos para ampliar a Universidade com projetos estratégicos. É importante realçar o esforço de gestão e planejamento feito aqui, agora de forma mais segura e ordenada”.

Representando os alunos do Centro de Biociências, a estudante Isabel de Sousa, do CA do Curso de Biomedicina, falou sobre a importância de os CAs terem seu espaço físico no Centro. “A conquista das salas é uma vitória dos alunos do CB. É um ponto final na reivindicação pelo espaço”. Jaciana Barbosa, do CA de Biologia, em seu discurso promoveu o incentivo ao movimento estudantil.


Assessoria de Comunicação da UFRN

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal