Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Unifesp Diadema Inaugura novos laboratórios de pesquisa e graduação

eldoradoNova estrutura visa formação diferenciada de alunos e realização de pesquisas de ponta em nível internacional

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) inaugurou 33 laboratórios de pesquisa e três laboratórios de Graduação na unidade Eldorado do Campus Diadema, na Grande São Paulo.

As novas instalações, que foram construídas e equipadas nos últimos oito meses, vão possibilitar a formação diferenciada e de qualidade dos alunos de pós-graduação da Unifesp, além de permitir que docentes e alunos desenvolvam pesquisas competitivas em nível internacional, mantendo a tradição da excelência em pesquisa que é característica da Unifesp.

Os laboratórios de graduação, com aproximadamente 100 metros quadrados cada, estão equipados com infra-estrutura para atender aos cursos de Engenharia Química, Química Industrial e Farmácia e Bioquímica. Estes locais contam com equipamentos de caracterização de bombas, sistemas particulados, trocadores de calor, painéis eletrotécnicos e tratamento de água, entre outros.

O laboratório de Análise Instrumental é o único a ser utilizado por alunos de Graduação na América Latina. “Outras instituições estão equipadas com esta aparelhagem para pesquisa e prestação de serviços, e nós replicamos a maioria dos aparelhos de ponta para serem utilizados na Graduação”, destaca a professora Virgínia Berlanga Campos Junqueira, diretora acadêmica da Unifesp Diadema.  “Com isso, nossos alunos de Graduação sairão muito mais preparados para uma pós-graduação e para o mercado de trabalho que exige mão-de-obra altamente qualificada.”

Os laboratórios de pesquisa, com tamanhos que variam de 25m² a 60m², estão equipados para a realização de pesquisas em diversas áreas como, por exemplo, Microbiologia, Imunopatologia, Estresse Oxidativo, Ecologia, Química Analítica, Genética, Química Orgânica e Física, entre outros. O local, que também será disponibilizado para pesquisadores dos demais campi da Unifesp, conta com aparelhos de ressonância magnética nuclear, microscópio eletrônico de varredura e mesas de laser.

Unifesp em Diadema - A Unifesp instalou-se em Diadema em 2007 tendo como foco cursos relacionados ao Meio Ambiente, seguindo a vocação da região onde a universidade está instalada, no Jardim Eldorado, às margens da represa Billings, e também visando atender as necessidades do mercado de trabalho local.

Atualmente são 1.330 alunos matriculados em sete cursos de Graduação em Diadema - Ciências Ambientais; Ciências Biológicas; Farmácia e Bioquímica; Engenharia Química; Licenciatura Plena em Ciências, Química e Química Industrial.

As aulas são ministradas em três unidades (Eldorado, Florestan Fernandes e Brasília) e até 2015 a universidade deverá contar com aproximadamente 3 mil alunos no município.

Assessoria de Comunicação da Unifesp

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal