Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPR e Instituto Federal do Paraná assinam convênio de cooperação técnica

Também foi ratificado o compromisso para devolução do complexo Riad Salamuni para a Universidade

7026-1Curitiba (PR) - A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) firmaram na manhã desta quarta-feira (03/11) um termo de Cooperação Técnica. O documento prevê a mobilidade docente, com possibilidade de que professores da UFPR atuem no IFPR e vice-versa. A solenidade de assinatura foi durante a reunião do Conselho Universitário, com a presença dos reitores das duas instituições, Zaki Akel Sobrinho e Alípio Leal.

Outro tema importante tratado durante a reunião foi o compromisso do IFPR de transferir para a UFPR a posse do complexo Riad Salamuni, que abriga as antigas instalações da Escola Técnica. Pela lei, ao ser criado o Instituto, todo o patrimônio ficou oficialmente com a nova entidade, mas havia um acordo de que posteriormente o espaço físico seria devolvido à Universidade. “Esperamos assinar em breve o documento que oficializa essa transferência”, garantiu o professor Alípio aos membros do Conselho. O Instituto, que tem atualmente 6.800 alunos presenciais e 20 mil a distância, mantém 67 cursos, sendo 18 superiores. Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, a parceria com o Instituto só vem contribuir para a educação no Paraná, bem como incentivar os investimentos federais na área.

Hoje, o complexo Riad Salamuni ainda abriga as atividades de educação a distância e o curso de prótese odontológica do IFPR. A expectativa é de que esses cursos sejam transferidos para novas instalações até o final de 2011, quando o prédio poderá ser ocupado completamente pelo Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal