- Detalhes
-
Sexta, 05 de Novembro de 2010 - 12:15
Belém (PA) - Após passar 35 anos dividindo espaço com mais dois cursos na avenida Generalíssimo Deodoro, a Faculdade de Enfermagem mudou-se para novas instalações dentro do Campus Guamá, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O prédio foi inaugurado nesta quinta-feira, 4, com a presença de professores, alunos, pró-reitores, diretores e do reitor Carlos Maneschy. Antes do descerramento da placa inaugural, houve um momento de oração, seguido de uma bênção concedida pelo padre Ronaldo Menezes, da Arquidiocese de Belém. Durante o evento, a diretora da Faculdade de Enfermagem, Márcia Maria Bragança Lopes, anunciou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o Mestrado em Enfermagem da UFPA.
Para o reitor Carlos Maneschy, o momento é importante não apenas pela reestruturação da parte física da Faculdade, mas também pela melhoria na qualidade de trabalho dos servidores. “Além disso, desta forma, mostramos para aqueles que querem ingressar na Enfermagem que este é um espaço adequado para estudar”, ressalta o reitor. “Vejo que a Universidade, em toda a sua área de saúde, está se fortalecendo. Estamos apoiando a mudança de todos os cursos dessa área para o Campus do Guamá com o objetivo de que todos convivam num espaço, mas com a devida autonomia”, reitera Maneschy.
Organização – O novo prédio abriga salas de aula, dois laboratórios de habilidades técnicas, gabinetes de professores, salas de pesquisa e administração. Tudo que estava no antigo prédio já foi transferido para as novas instalações, uma vez que a transição começou no último mês de agosto.
A “nova casa” agradou também aos alunos. Para Geyse Aline Rodrigues Dias o curso passa a ter uma identidade. “Eram vários cursos instalados num espaço pequeno, por isso ninguém sabia quem era quem no prédio anterior. Agora, temos um endereço e uma cara própria”, comemora a aluna.
Segundo a diretora da Faculdade de Enfermagem, Márcia Lopes, o novo espaço não representa somente um lugar para trabalhar, mas também significa expansão e melhores condições para buscar parcerias, seja dentro do campus, seja com o Ministério da Saúde, seja com outras instituições. “É uma estrutura que, além de nos atender plenamente, está nos fazendo bem, porque estamos dentro da Universidade, convivendo com o clima de um campus”, comenta Márcia Lopes.
A diretora do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Eliete da Cunha Araújo, destacou que a inauguração é um investimento na melhoria da formação profissional e uma boa visibilidade do trabalho feito pela Universidade para a sociedade. Há dois anos à frente do instituto, ela se diz realizada com as novas instalações.
Assessoria de Comunicação da UFPA