Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA lança curso de Especialização em Literatura Latino-Americana

autores latino-americanosFoz do Iguaçu (PR) - A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) abre, na segunda-feira (15), as inscrições para o curso de Especialização em Literatura Latino-Americana. As inscrições para a pós-graduação poderão ser feitas até 31 de janeiro de 2011. Serão disponibilizadas 40 vagas.

O curso, que terá duração de quatro meses — entre março e julho de 2011 —, será realizado na sede da UNILA, localizada no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu (PR). A Especialização será gratuita, sem cobrança de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade.

A especialização é resultado das Cátedras do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), que vêm orientando o planejamento dos cursos de pós-graduação e de futuros mestrados e doutorados, nacionais e internacionais.

O curso destina-se, principalmente, a professores oriundos de diferentes países da América Latina e Caribe que atuam na área de Letras, em particular professores e pesquisadores de Literatura em instituições de ensino de nível médio e superior. A especialização terá como foco, com a participação de professores de alto nível, gerar debates, estudos e propostas sobre ensino de literatura produzida nos países da América Latina, procurando aproximações, olhares e cruzamentos de ideias.

O propósito é a formação de especialistas capazes de examinar a variedade das formas, línguas e estilos de autores representativos da literatura latino-americana e alcançar horizontes de discussão e compreensão comparativas.

Inscrições - As inscrições deverão ser feitas pelo site da própria UNILA, e a solicitação poderá ser apresentada tanto em espanhol como em português. Para preencher o formulário, o candidato deverá ter em mãos os seguintes documentos:

- Curriculum vitae, com cópias da documentação comprovando as atividades pertinentes, assim como do diploma do curso de graduação (e outros, se houver);
- Memorial descritivo, contendo uma parte descritiva geral sobre a vida acadêmica e profissional do candidato, que explicite e enfatize o que considera mais relevante; uma parte descritiva com argumentação e justificativa sobre a relação e a contribuição do curso escolhido para sua vida acadêmica e profissional, bem como as condições de disponibilidade para desenvolver o curso (máximo de 10 laudas);
- Duas cartas de referência redigidas por pessoas com as quais tenha trabalhado nos últimos cinco anos;
- Declaração do candidato (ou do seu chefe imediato) de que se dedicará com exclusividade e em tempo integral ao curso — recomenda-se que os candidatos solicitem licença remunerada, por quatro meses, em suas instituições de origem, para que possam cumprir integralmente a carga horária do curso.

Seleção - Os alunos serão selecionados por meio de processo seletivo específico, realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNILA, através da análise de Currículo e de Memorial. Os resultados serão divulgados a partir do dia 5 de fevereiro, pela página web da UNILA, e comunicado direto aos selecionados.

Carga horária e certificação
O curso cumpre as exigências legais de 360 horas/aula, e, ao final, se aprovado em todas as disciplinas e na monografia, o aluno obterá o Certificado de Especialização em Literatura Latino-Americana, expedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNILA.

Corpo Docente - A composição do corpo docente reunirá especialistas em Literatura de importantes instituições acadêmicas da Argentina, Uruguai e Brasil:

- Prof. Dr. Antonio Dimas (Universidade de São Paulo/Brasil);
- Prof. Dr. Ariel Schettini (NYU, Buenos Aires);
- Profª Dra. Clara Suarez (UNILA);
- Profª Dra. Diana Pereira (UNILA);
- Profª Dra. Graciela Carielo (Univ. Rosario);
- Prof. Dr. Ildo Carbonera (UNIOESTE);
- Profª Dra. Karina Lucena (IFRS);
- Profª Dra. Luciana Balbueno (UNILA);
- Prof. Dr. Luis Augusto Fischer (UFRGS);
- Profª Dra. Marilene Weinhardt (UFPR);
- Prof. Dr.Martin Paz (UBA);
- Prof. Dr. Pablo Rocca (UDELAR).

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3576-7325, ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal