Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA

Universidade para a Terceira Idade da UFSJ completa 15 anos

terceira_idadeNa última quarta-feira, 17, a Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) comemorou, em grande estilo, os 15 anos do Programa Universidade com a Terceira Idade. Fundado em setembro de 1995, é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) que promove a educação continuada para idosos, através de cursos, workshops, aulas, palestras, depoimentos e atividades diversas. Além disso, também, acontecem oficinas que visam a desenvolver o potencial dos participantes e promover a inclusão social.

“O objetivo principal é divulgar informações aos idosos para que envelheçam com mais qualidade de vida, conscientes de seus direitos e informados sobre cuidados com sua saúde e prevenção de doenças”, explica a pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Maria Anália Catizane Ramos, atual coordenadora do programa.

O programa é dividido em vários módulos. Em cada módulo é abordado um tema relacionado à saúde do idoso, aos seus direitos, à cidadania e à filosofia do envelhecimento. As temáticas são ministradas voluntariamente por professores da UFSJ, técnicos-administrativos e por pessoas convidadas da comunidade externa. Dentre os temas das oficinas, estão os ensinos de informática, inglês e exercícios físicos.

“Trouxe a ideia para o Departamento da Educação (Deced) e houve um susto por parte dos nossos colegas de Departamento. Foi grande o impacto, porque éramos habituados a trabalhar na área de Educação Infantil, Educação de Adolescentes, mas tudo deu certo”, conta a professora Zezé Cassiano, uma das fundadoras do programa.

Comemoração - Para a comemoração dos 15 anos do Programa, os próprios participantes prepararam atrações especiais. O grupo apresentou a performance baseada no Teatro das Sombras de Ofélia, com direção de Vick Martins. Além disso, houve uma apresentação musical preparada pelos próprios integrantes. O grupo Xamã, do curso de Teatro da UFSJ, também abrilhantou o evento com a peça “Bolsas, pelotas e cambalhotas”.

“Toda a programação foi elaborada pelos próprios idosos. Eles estão muito animados com as comemorações”, afirma Anália.

Integrante do projeto há dois anos, Maria Rocha, de 59 anos, enriqueceu a comemoração ao atuar na peça de teatro. “Me senti muito feliz em atuar e, principalmente, por proporcionar felicidade a outras pessoas”, revela.
Maria é paulistana e diz que ama São João del-Rei, vista a sua valorização, com a qual ela se diz satisfeita. “Aqui me libertei e encontrei a felicidade. Estou passando por uma evolução, um crescimento que nunca havia passado”.

Fundação - O Programa Universidade com a Terceira Idade foi colocado em prática através do trabalho das professoras Maria José Cassiano e Elaine Rizutti (Deced), Ana Maria de Oliveira Cintra (Dpsic) e pelos técnicos administrativos Mauro Nuno dos Reis e Anália Catizane. Na fundação, o grupo buscou experiência no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, que já desenvolvia o projeto há mais tempo.

O programa é gratuito e voltado para pessoas acima de 55 anos. A seleção é feita a cada dois anos, a partir de uma lista de inscrições, disponível na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e por meio de entrevistas. O período de formação é de dois anos e meio com base nas frequências em reuniões, que ocorrem às quartas-feiras, das 14 às 17h30.


Assessoria de Comunicação da UFSJ

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal