Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UNILA terá espaço físico ampliado para sua expansão em 2011

aquario_unilaFoz do Iguaçu (PR) - A partir de 2011, os alunos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) terão uma estrutura maior para as atividades acadêmicas. Já foi iniciada a construção de um Aulário – coletivo de salas de aula - que abrigará os novos espaços da UNILA, como salas de aula, laboratórios de informática e salas de professores, na sede provisória da universidade no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Os projetos de ampliação foram apresentados por representantes do PTI na segunda-feira.

A previsão é que a primeira etapa da obra do Aulário, de 6.500 m², esteja pronta em março de 2011. Serão 35 salas de aula, com capacidade para 50 alunos cada, que já serão utilizadas no próximo ano letivo, não apenas pela UNILA, mas também por outras instituições de ensino presentes no PTI, como a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). O gerente do PTI Ciência & Tecnologia, Eduardo Trindade, explicou que as salas serão estruturadas com paredes móveis que permitirão aumentar ou diminuir o espaço, de acordo com a necessidade de cada disciplina.

As obras de ampliação têm o objetivo de atender às novas demandas da Universidade. Além do Aulário, será construída uma nova biblioteca, cuja obra já esta em processo de licitação, e deverá ser finalizada no primeiro semestre de 2011. Também está prevista a construção de um Polo de Laboratórios, que concentrará todos os laboratórios dos cursos de engenharia e ciências exatas, com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (FOCEM).

Durante o encontro, o reitor da UNILA, Hélgio Trindade, apresentou uma demanda urgente ao PTI: um espaço com capacidade de 20 salas para instalar o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) e os professores seniores em processo de seleção pelo edital da CAPES/UNILA. “Este espaço integrado decorre da necessidade dos referidos professores de alto nivel cumprirem seus planos de trabalho para o desenvolvimento da graduação, pós-graduação e das linhas de pesquisa avacadas”, explicou Hélgio Trindade.

Participaram da reunião o gerente do PTI Ciência & Tecnologia, Eduardo Trindade; o gerente de Infraestrutura do PTI, José Luis Dias; o gerente do PTI Educação, Antônio dos Santos Neto; o reitor da UNILA, Hélgio Trindade; o pró-reitor de Graduação, Orlando Pilati; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Paulino Motter; e o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional e Gestão Estratégica, Márcio Medeiros, além dos professores da UNILA.


Assessoria de Comunicação UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal