Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Curso de Fonoaudiologia ganhará prédio no campus da UFSM

predio_fonoaudiologiajpgSanta Maria (RS) - O curso de Fonoaudiologia ganhará um prédio próprio no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além de abrigar atividades acadêmicas, de ensino e pesquisa, o prédio foi projetado tendo em vista a prestação de serviços à comunidade em geral. Localizada atrás do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a estrutura será dividida em três blocos, contando com uma área total de 2.494 metros quadrados.

Cada bloco terá uma destinação diferente, segundo o projeto da arquiteta Gianine Mello, da Pró-Reitoria de Infraestrutura. Nos dois pavimentos do bloco central, ficará a parte administrativa, com recepção, serviço de triagem de pacientes e salas para secretaria, professores e chefias de departamento.

O bloco da esquerda será dedicado principalmente à fonoterapia. O serviço contará com 18 salas para atendimento aos pacientes. Entre cada uma delas haverá uma sala de observação, a qual ficará separada da sala de consulta por um vidro transparente de um lado só. Isso vai possibilitar que professores, profissionais e alunos observem o tratamento dos pacientes sem que estes percebam a sua presença. No bloco, ainda destacam-se salas de supervisão e sala para psicólogo.

O terceiro bloco será o da audiologia. Entre outros espaços, lá destacam-se salas para programação de prótese e para molde auricular, estúdio de gravação, sala de otoemissões acústicas, laboratório de áudio e consultório para otorrinolaringologista. Neste bloco, também será realizado o tratamento de patologias do equilíbrio, como a labirintite.

O custo estimado da obra é de R$ 3,52 milhões. Seis empresas estão concorrendo na licitação. A vencedora terá um prazo de 480 dias para concluir a obra, a partir da publicação da ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas está marcada para a próxima terça-feira (7).


Assessoria de Comunicação da UFSM

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal