Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Alunos confeccionam maquete do futuro campus da Universidade

maquete_novo_campusFoz do Iguaçu (PR) - O futuro campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em miniatura, representado em uma escala de 1:750. É assim que o projeto de Oscar Niemeyer poderá ser visto, dentro de alguns dias, em forma de maquete, graças ao engajamento de um grupo de alunos em um projeto de Extensão, coordenado pela arquiteta da Universidade, Livia Yu Iwamura.

De acordo com Livia, que teve a ideia de envolver os alunos na confecção da maquete, a adesão dos estudantes ao projeto foi surpreendente. “Temos 25 alunos participando voluntariamente desse trabalho”, comentou. Eles estão trabalhando há aproximadamente duas semanas, sob a orientação da arquiteta, em um dos espaços do Centro de Cultura e Tecnologia do Artesanato (CCTA) do programa Ñandeva.

Para conseguir reproduzir o projeto arquitetônico, os alunos passaram por uma preparação. “Primeiro eu expliquei a eles o projeto, a estrutura do futuro campus. Depois, foram repassados alguns conceitos básicos sobre maquete, conceitos de escala, materiais, técnicas de desenho, leitura do projeto, recorte”, resumiu Livia Iwamura.

De acordo com a arquiteta responsável pelo projeto, boa parte dos alunos já tinha noções de desenho geométrico ou artesanato, por exemplo, o que facilitou o trabalho. Para concatenar os trabalhos, os estudantes foram subdivididos em equipes, cada qual incumbido de uma atividade. Enquanto um grupo ficou responsável, por exemplo, pelo prédio de aulas, outro confecciona o edifício central. Os grupos também foram formados conforme o turno de aulas, de modo que os alunos estão trabalhando nos horários livres.

A maquete
- Respeitando rigorosamente o tamanho do projeto original na escala 1:750, a maquete tem tamanho total de 1,60 metro por 60 centímetros. Para a confecção dos prédios, foi utilizado papel, com técnicas de recorte e colagem. As janelas foram reproduzidas com acetato preto, e os espelhos d'água, com papel contact. Para os detalhes, utilizou-se papel colorido.

Apoio - Conforme observou a arquiteta, o programa Ñandeva, que recentemente firmou um acordo de cooperação com a UNILA, apoiou o trabalho, além da cessão do espaço, fornecendo alguns materiais e ferramentas. Outros materiais foram cedidos pelo parque Tecnológico Itaipu (PTI).


Assessoria de Comunicação da UNILA

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal