Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Ufal é a primeira do Nordeste a ter Sistema de Localização de Raios

raiosMaceió (AL) - A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) é a primeira universidade da Região Nordeste e a segunda no Brasil a dispor do Sistema de Localização de Descargas Elétricas, passando assim a integrar a Rede Mundial da Localização de Raios, formada por 64 estações espalhadas pelo mundo.

O novo sistema, em pleno funcionamento desde novembro, foi montado por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Ciências Atmosféricas (Icat), sob a coordenação do professor Humberto Alves Barbosa. As informações captadas pelo sistema da Ufal são enviadas diariamente para a estação central instalada na Universidade de Washington (EUA).

O Sistema de Localização de Descargas Elétricas é uma das atividades científicas do Laboratório de Análises e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), implantado em 2007 no Icat. “Em 2007 o primeiro sistema montado foi o de Recepção de Imagens de Satélite; a Ufal foi a primeira instituição do Nordeste e a terceira do país a ter uma estação com essa finalidade. Esse sistema faz parte também de uma rede mundial de Difusão Meteorológica e Ambiental gerenciada pela Eumetsat, composta por 24 países da comunidade européia”, enfatiza Humberto.

Implantados para acompanhar e contribuir com pesquisas realizadas mundialmente na área de ciências atmosféricas, os dois sistemas da Ufal funcionam complementando informações. “Eles fazem o acompanhamento dos estudos e fenômenos meteorológicos que afetam todo o globo”, frisa Humberto.

“As variações climáticas vêm provocando significativamente eventos extremos como chuvas e tempestades, por exemplo, o que tem aumentado a quantidade de raios. Em Alagoas, em junho desse ano, o volume de chuvas foi muito grande, o que ocasionou uma grande incidência de raios. Quanto maior a quantidade de raios, maior é a tempestade”, esclarece Humberto, que é doutor em Meteorologia e mestre em Sensoriamento Remoto.

Os dois sistemas funcionam 24 horas por dia, um medindo raios e o outro recebendo imagens de satélite. “A cada segundo o Sistema de Localização de Descargas Elétricas faz três medições de raios. As imagens captadas pelo Sistema de Imagens de Satélites são recebidas a cada 15 minutos. Tudo isso é processado e analisado cientificamente e enviado às estações centrais”, enfatiza Humberto Barbosa.

Destacando o Sistema de Localização de Descargas Elétricas, o professor diz que ele funciona cobrindo todo o território nacional, e para esse acompanhamento dispõe de duas antenas: o receptor GPS para a localização geográfica e a antena de rádio de baixa frequência para detectar a descarga elétrica. Recentemente, o professor Humberto Barbosa apresentou em Brasília o novo sistema durante a 75ª Reunião do Centro de Ciência e Tecnologia (CCTI), promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Em 2011, já está definida a realização de dois workshops: um em maio de 2011, em Curitiba, e o outro em Maceió, no segundo semestre.


Assessoria de Comunicação da Ufal

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal