- Detalhes
-
Sexta, 17 de Dezembro de 2010 - 12:53
Belém (PA) - O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou oficialmente, na quarta-feira, 15, o novo projeto político pedagógico da Faculdade de Medicina. Neste momento em que todos os cursos de Medicina, tanto nacionais como internacionais, buscam novos caminhos de aprimoramento de seus currículos, a Faculdade de Medicina encontra total conformidade com as diretrizes curriculares nacionais para as graduações na área de saúde previstas pelo Ministério da Educação.
O novo projeto político pedagógico leva em consideração três eixos norteadores: “Atenção Integral à Saúde do indivíduo, da família e da comunidade”; “Habilidades Médicas”; “Formação Científica”; e “Eixo Teórico-prático Integrado”. Segundo explica a diretora da Faculdade de Medicina da UFPA, professora Tânia Costa, tal reformulação permite significativos avanços em termos de estratégias metodológicas inovadoras e comprometidas com o aprimoramento do ensino na Faculdade.
“O projeto pressupõe, por exemplo, módulos que integram as diversas disciplinas da área de saúde em uma perspectiva multi e interdisciplinar; atividades extensionistas voltadas à prevenção e à promoção da saúde; além do incentivo para que o aluno busque conhecimentos científicos e, desde o início do curso, procure traçar paralelo entre a teoria e a prática já estabelecendo conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para sua formação profissional e cidadã”, sintetiza a diretora.
Com a autorização da Pró-Reitoria de Ensino e de Graduação (Proeg/UFPA), o novo projeto político pedagógico já está em vigor para a turma do segundo semestre de 2010. Tânia Costa explica que o próximo passo para avançar ainda mais nas melhorias é dar continuidade aos programas de capacitação de docentes e à aquisição de novos equipamentos e instalações, a exemplo dos Laboratórios Morfofuncional e de Habilidades, previstos para serem inaugurados em 2011.
Assessoria de Comunicação da UFPA