Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFPR publica regras da seleção via Sisu; resultado do vestibular está previsto para o dia 14

vestibularUniversidade oferece 524 vagas através do Sistema de Seleção Unificada, organizado pelo Ministério da Educação com base no Enem. Prevista para o dia 14, divulgação do resultado do vestibular depende do ministério

Curitiba (PR) - O Núcleo de Concursos (NC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou nesta quarta-feira (5) o edital que contém as regras para o preenchimento das 524 vagas oferecidas pela instituição através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Disponível no endereço www.nc.ufpr.br, o documento traz informações sobre o período de inscrições do Sisu, que começa no próximo dia 16, e o calendário de matrículas para cada uma das três chamadas previstas.

O edital ainda detalha as normas de preenchimento das vagas de inclusão racial e social.

Implantado em 2009 pelo Ministério da Educação, o Sisu unifica a oferta de vagas em instituições públicas de ensino superior. Nesta edição, são 83.125 vagas em 83 universidades de todo o país.

Podem participar do processo de seleção os estudantes que fizeram a edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O endereço é o seguinte: www.sisu.mec.gov.br.

Das 524 vagas disponibilizadas pela UFPR no Sisu, 308 são de concorrência geral; 108, para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e outras 108, para candidatos negros.

Das 95 opções de curso da universidade, 85 estão no Sisu, cada uma delas com 10% das vagas disponibilizadas no sistema. Os dez cursos da UFPR não incluídos nessa lista ou têm provas específicas ou processo seletivo estendido.

No total, a UFPR oferece neste ano 5.540 vagas --5.016 delas através de seu vestibular próprio.


Resultado do vestibular - A UFPR mantém a previsão de divulgar no próximo dia 14 o resultado do vestibular.

Segundo o coordenador do Núcleo de Concursos, Raul von der Heyde, a data ainda não está totalmente definida porque a universidade depende da liberação, pelo Ministério da Educação, das notas das provas objetivas do Enem, que representarão 10% da nota final dos candidatos.

"Para divulgar o resultado no dia 14, a UFPR precisa que o ministério envie essas informações no máximo até o dia 12", informa Raul. "Precisamos de 48 horas para fazer a checagem dos dados."

A decisão final acerca da data de divulgação da lista de aprovados deve ser tomada pela universidade até a próxima segunda-feira (10).

Dos 14 mil candidatos que participaram da segunda fase do vestibular da UFPR, cerca de 11 mil informaram seus números de inscrição no Enem. A divulgação nacional do resultado do exame está prevista para o dia 15.


Como funciona o Sisu - De 16 a 18 de janeiro, os candidatos devem acessar o Sisu e escolher duas opções de curso, um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, é possível mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao final de cada dia.

Aqueles que forem selecionados para a segunda opção de curso ou não atingirem a nota mínima em nenhuma das graduações escolhidas permanecem no sistema e podem ser aprovados nas chamadas subsequentes. Não é necessário fazer uma nova inscrição.

Após as três chamadas, o candidato ainda não selecionado pode optar ainda por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema com base nas notas do Enem.


Assessoria de Comunicação da UFPR                                

 

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal