Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

UFF recebe 12 estudantes angolanos de cinco áreas diferentes

estudantes-angolanosNiterói (RJ) - O reitor Roberto Salles e o pró-reitor de graduação, Renato Crespo, receberam hoje, numa cerimônia de boas vindas, os 12 estudantes angolanos que vão participar do estágio de dois meses em laboratórios da Universidade Federal Fluminense (UFF), como parte do programa de Iniciação à Formação Científica de estudantes de Angola.

São 73 estudantes angolanos que estão sendo recebidos por diferentes universidades brasileiras. Na UFF, ficarão três estudantes de enfermagem, cinco de medicina, dois de biologia, um de química e um de engenharia. Todos eles serão integrados, nos laboratórios, aos projetos de pesquisa já em andamento, numa articulação com os alunos dos programas de iniciação científica ou de pós-graduação da UFF.

Na faculdade de enfermagem, por exemplo, diz o professor Enéas Rangel Teixeira, coordenador do mestrado em ciências do cuidado em saúde e responsável pelos três estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Angola, eles vão participar de projetos de pesquisa de campo, um deles, por exemplo, sobre estudos psicossomáticos de doentes com diabetes e hipertensão, nas unidades básicas de saúde de Niterói.

A professora de química orgânica, Maria Cecília Bastos de Souza, irá integrar seu orientando angolano ao laboratório de pesquisas em substâncias biologicamente ativas, que possam ser candidatas a fármacos.

Todos terão que dar 20 horas semanais de estágio, até o dia 6 de março, quando retornam a Angola.  Para o reitor Roberto Salles, esse é mais um dos convênios da UFF com universidades africanas, pois o Brasil tem feito sua parte na colaboração com o desenvolvimento em ciência e pesquisa dos países africanos e lembrou que esta universidade já tem uma parceria em ensino a distância em matemática, com Moçambique.

Assessoria de Comunicação da UFF

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal