Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

HU/UFGD realiza mais de 60 partos na primeira semana de atendimento

Para receber os serviços de ginecologia e obstetrícia, UFGD investiu mais de R$ 1 milhão para estruturação do local


huA equipe do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realizou mais de 60 partos na primeira semana de atendimento às gestantes da região. 17 deles ocorrem nas primeiras 24 horas do ano, sendo que o primeiro bebê de 2011 foi um indígena.

No dia 31 de dezembro, o hospital recebeu mulheres e recém nascidos transferidos do Hospital da Mulher com apoio do SAMU e das ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde. A transferência atendeu a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2008 entre HU, Prefeitura de Dourados e Ministério Púbico Estadual, para que os serviços de ginecologia e obstetrícia, conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), fossem para o HU.

Para receber os serviços, a Universidade investiu mais de R$ 1 milhão na estrutura do local que hoje consta de Centro Obstétrico, salas de pré-parto, UTI Neonatal com 9 leitos, Unidade de Cuidados Intermediários com 16 leitos, lactário, sala de ordenha, e alojamento conjunto com 21 leitos. Um novo setor, destinado exclusivamente para a obstetrícia, está em reforma e ficará pronto em meados de janeiro de 2011.

A equipe de atendimento dos serviços de ginecologia e obstetrícia do hospital é formada por 14 ginecologistas e quatro médicos para a Neonatologia, sendo que dois plantonistas atendem 24 horas, além de uma equipe multiprofissional a serviço das mães e das crianças, com acolhimento e atenção de risco.

Para o diretor geral do hospital, professor doutor Wedson Desidério, o que será levado em conta é o padrão de atendimento diferenciado dado aos pacientes através de uma equipe multiprofissional, que vem dando atenção redobrada e humanizada a todas as mães e seus filhos. “O período é de ajuste e todos estão fazendo o melhor possível”, enfatizou.

Somente para esse serviço, foram contratados aproximadamente 220 profissionais por meio de processo seletivo da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados (FUMSAHD). As vagas que não foram preenchidas por meio do concurso serão reabertas.

Assistência e Ensino - Dentro da política de assistência e de fortalecimento do ensino superior no HU, a UFGD já está com projeto de ampliação da pós-graduação na área da saúde. As próximas residências que deverão ser ofertadas no hospital são em Anestesiologia em 2011 e Ginecologia e Obstetrícia em 2012, projetos que, antes da implantação, serão avaliados pelo Ministério da Educação.

Hoje, já são oferecidas as residências médicas em Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria e a Residência Multiprofissional voltada a psicólogos, enfermeiros e nutricionistas.


Assessoria de Comunicação da UFGD

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal