Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Programa de Internação Domiciliar da UFPel recebe novo carro

pidi1Petolas (RS) - O Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (PIDI), do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), acaba de receber uma van para os deslocamentos da equipe de profissionais engajados no projeto, em visita aos domicílios dos pacientes oncológicos cadastrados e para o transporte de insumos necessários a seu tratamento. A entrega do veículo à direção do Pidi foi feita pelo reitor Cesar Borges, nesta segunda-feira(17), no campus Porto. 

A van fora aquirida pela Faculdade de Medicina com recursos do Corede, para atender ao Pronto Atendimento da UFPel. Com a não autorização pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde, em função da falta de recursos específicos para a construção do PA da UFPel, o veículo foi reestruturado para atender às necessidades desse importante programa voltado a pacientes portadores de câncer.  O Pidi Oncológico foi implantado pelo Hospital-Escola UFPel/FAU e conta com a inserção de acadêmicos de medicina. O projeto de inserção acadêmica compreende o acompanhamento da equipe interdisciplinar, realização de visitas domiciliares a pacientes oncológicos, tanto para acompanhamento de problemas decorrentes da quimioterapia, como apoio na fase de cuidados paliativos. Ao prestar os atendimentos, o programa proporciona aos estudantes reflexões e práticas em oncologia, fazendo-os vivenciar experiências em cuidados paliativos e morte e capacitando-os a enfrentar os sentimentos desencadeados frente ao paciente fora da possibilidade de cura.

Desde sua implantação, em 2005, o Programa já atendeu cerca de 400 pacientes, todos com câncer. A equipe é composta por médica, enfermeira, assistente social, duas técnicas de enfermagem, além do motorista. Há ainda o suporte de nutricionista, psicólogo, odontólogo e capelão. Diariamente, são atendidos, em média, 10 pacientes, e a distância percorrida chega a 120 quilômetros.


Assessoria de Comunicação da UFPel

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal