- Detalhes
-
Quinta, 27 de Janeiro de 2011 - 14:54
O primeiro dia de matrículas de candidatos aprovados na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) começou a movimentar os campi da Instituição, que está em recesso de atividades letivas. Os classificados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) chegam aos poucos em cada cidade onde a Universidade está presente e garantem o seu espaço no Ensino Superior.
A primeira matrícula no Campus São Borja foi a de Daiane de Oliveira, 21, que veio acompanhada dos pais João Batista de Oliveira e Maria Helena de Oliveira para confirmar a vaga no curso de Serviço Social. A família saiu da cidade gaúcha de Salto do Jacuí às 4h, fazendo ainda uma parada em Ijuí para completar a documentação da estudante. Cansados e felizes, os pais observaram todo o processo de matrícula.
De acordo com o pai, Daiane demorou a definir o curso que desejava, mas agora está bem decidida. A mãe, Maria Helena, diz que em conversas ajudou a jovem a escolher, e João Batista lembra que uma amiga da família, que é assistente social, pode ter servido como um exemplo a considerar no processo de decisão. A UNIPAMPA foi a escolha pelo fato de ser pública e gratuita, o que vai permitir aos pais manter a estudante em São Borja, a cerca de 400 Km de casa.
À distância - Mesmo os candidatos aprovados que não puderam se deslocar até o campus desejado têm à disposição os meios para efetuar a matrícula. Foi o caso de Victor Baldino Borges, 19, da cidade de Santos, São Paulo - distante mais de 1,3 mil Km de São Borja. Através de contato com a Universidade, o novo aluno do curso de Jornalismo pôde contar com o serviço de procuradores organizados pela instituição. O acadêmico de Serviço Social da UNIPAMPA, Jardel Paraíba de Lemos, é um dos voluntários que realizam as matrículas, e começou a tarefa com a inscrição de Victor. Segundo Jardel, ele ainda teria mais 15 matrículas para realizar como representante de candidatos.
A documentação exigida em cada caso (para vagas de ampla concorrência ou em qualquer das modalidades de políticas afirmativas) precisa ser acompanhada de uma procuração simples, redigida de próprio punho, na qual o procurador receba poderes para concretizar o ato de inscrição nas disciplinas do curso.
A fase de matrículas prosssegue durante esta quinta-feira e na sexta, dia 28, retomando a atividade após o fim de semana na segunda-feira 31, último dia da etapa. Para ampliar o atendimento, nesses dias a UNIPAMPA terá horário estendido e sem intervalos das 9h às 20h nas secretarias acadêmicas dos dez campi. A medida deve valer para as outras etapas de matrículas nas chamadas subsequentes do SiSU, caso se faça necessário.
Mais informações - A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários também está recebendo inscrições para o processo seletivo do Programa de Apoio à Instalação Estudantil. Os estudantes que se enquadrem nos requisitos devem procurar as assistentes sociais em cada campus para proceder à inscrição.
Outros serviços prestados para orientação aos candidatos aprovados são o mapa com a localização dos campi e o site do Processo Seletivo, com informações sobre o procedimento e a documentação exigida pela UNIPAMPA para a matrícula em seus cursos.
Assessoria de Comunicação da UNIPAMPA