- Detalhes
-
Quinta, 10 de Fevereiro de 2011 - 14:48
Belém (PA) - A área de segurança pública no Estado do Pará vai ganhar novas frentes de pesquisa com o Programa de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos (PPGDSMC), lançado nesta quarta-feira, 9, pela Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia reuniu, no auditório da Secretaria Geral da Reitoria, representantes da Administração Superior da UFPA; do Instituto de Ensino em Segurança Pública do Pará (IESP) e das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária.
O encontro foi aberto pelo professor Edson Ramos, da UFPA, o qual fez a apresentação do Programa de Pós-Graduação da Universidade na área de segurança pública. Ele destacou ações, como a criação, em 2002, de cursos de especialização; produção de pesquisas; publicações e mestrado, em convênio com a Universidade do Cabo Verde, ofertado em 2010.
“Nos últimos anos, a Universidade tem tomado a frente e assumido o papel pioneiro de abrir novas possibilidades de trabalho em ciência, em particular, dentro dos seus programas de mestrado e doutorado”, afirmou o reitor da UFPA, Carlos Maneschy. Para dar um exemplo dessa aceleração qualitativa, o reitor citou a oferta de novos programas em 2010, oito em mestrado e quatro em doutorado.
Prevenção da criminalidade - Na cerimônia, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, falou que a Segup está implementando a criação de uma Superintendência de Prevenção Social da Criminalidade, uma proposta que deve ser encaminhada, ainda este mês, para a Assembleia Legislativa. “A Superintendência será o braço direito da Secretaria de Segurança na identificação, dentro das áreas críticas, daquela população de risco e na indicação das necessidades de políticas públicas. E nesse campo se insere o mestrado profissional, numa área de pesquisa muito boa para a segurança pública.”
O reitor ressaltou a importância da parceria entre as instituições no combate à criminalidade. “Não basta formar profissionais. É preciso também formar cidadãos e, mais do que tudo, fazer com que a sociedade perceba a universidade como um agente qualificado de intervenção social, capaz de alterar suas vidas de maneira direta”, observou o reitor.
Inscrições – As inscrições ao processo seletivo do Mestrado Profissional em Defesa Social e Mediação de Conflitos já estão abertas e seguem até o dia 11 de março. Os interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós-graduação, no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Básico, no Guamá. O horário de atendimento é das 14h às 18h. Informações: (55) (91) 3201- 77 98.
Seleção - A seleção será composta de três etapas: prova escrita, entrevista e prova de proficiência em língua estrangeira. O edital do concurso está disponível na página do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A divulgação do resultado da seleção será feita no dia 28 de março.
São ofertadas 15 vagas para candidatos de todas as áreas do conhecimento que atuem nas instituições, no ensino e na pesquisa ligados à área de segurança pública. A linha de pesquisa do curso é denominada “Conflitos, Criminalidade e Tecnologias da Informação”. O objetivo é a formação de profissionais que desenvolvam análises institucionais do sistema de segurança pública e de suas implicações na sociedade atual, observando os aspectos principais da democracia e dos direitos humanos.
Programa - O curso de Pós-Graduação em Defesa Social e Mediação de Conflitos é um curso de pós-graduação stricto sensu, aprovado pela Resolução n.º 4.091/2011 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Pará e recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES.
Assessoria de Comunicação da UFPA