- Detalhes
-
Sexta, 18 de Fevereiro de 2011 - 14:19
Os 160 consultórios odontológicos que compõem as três clínicas, o centro cirúrgico e a unidade de pronto atendimento do curso de Odontologia da UFPR serão totalmente substituídos até o dia 28 deste mês. Além disso, o curso recebeu 40 novos aparelhos de ultrassom. Ao todo, os novos equipamentos custaram cerca de R$ 2 milhões, recursos oriundos da Universidade.
“São equipamentos de última geração. De ponta”, garante o professor Joel Blaey, chefe do Departamento de Odontologia Restauradora.
Dentre as inovações dos novos consultórios estão, por exemplo, refletores de luz a led, que garantem melhor qualidade de iluminação e são menos agressivos aos olhos do paciente (além de dispensarem a troca de lâmpadas, o que diminui os custos de manutenção), e cadeiras altamente ajustáveis a todas as situações, das clínicas às cirúrgicas.
Os antigos consultórios utilizados nas clínicas e no centro cirúrgico tinham cerca de 13 anos de uso. “Em cada clínica, que têm 48 consultórios cada, pelo menos dez ou 12 não estavam mais funcionando”, conta o professor José Vitor Menezes, chefe do Departamento de Estomatologia, especialidade que trata das enfermidades relacionadas à boca. Fora isso, a Universidade gastava cerca de R$ 6 mil por mês com a manutenção desses equipamentos.
Curitiba (PR) - Os antigos consultórios agora serão leiloados. “São equipamentos que ainda podem perfeitamente atender à demanda do posto de saúde de uma cidade do interior, por exemplo”, explica o professor Blaey. “Mas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) eles têm uma carga de trabalho muito intensa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e no sábado até as 18 horas. Por isso, não supriam mais a nossa necessidade”, complementa.
Em 2010, as clínicas da UFPR realizaram cerca de 35 mil atendimentos e 3,5 mil cirurgias. Apesar disso, segundo o professor Blaey, existe uma “demanda reprimida”, que os novos equipamentos devem ajudar a atenuar. “Não teremos apenas uma melhora de qualidade, mas também de quantidade”, prevê.
Clínicas da UFPR são referência - Nas clínicas do curso de Odontologia da UFPR, alunos de graduação e pós-graduação atendem pacientes da comunidade via convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS) que existe desde 1971. Não há pré-requisitos para o atendimento. Como o SUS oferta apenas atendimentos odontológicos mais primários, a UFPR tornou-se referência em procedimentos complexos e invasivos, como cirurgias. De acordo com o professor José Vitor Menezes, os novos consultórios vão melhorar ainda mais a qualidade desse trabalho. “Em termos de clínica, acho que nenhuma universidade do Brasil tem hoje equipamentos como esses. Poucos consultórios particulares devem ter também”, finaliza Menezes.
Assessoria de Comunicação da UFPR