Portal do Governo Brasileiro

REUNI - Reestruturao e Expanso das Universidades Federais

Eletrobras inaugura na UFPR laboratório contra desperdício em sistemas hidráulicos

laboratrio_contra_desperdcioCuritiba (PR) - A Eletrobras inaugurou nesta semana, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o sexto Laboratório de Eficiência Energética e Hidráulica em Sistemas de Saneamento (LENHS) do Brasil.

O laboratório pretende desenvolver pesquisas e formar profissionais com o objetivo de diminuir o desperdício de energia e líquido, por exemplo, em sistemas de distribuição de água e saneamento básico.

Os outros cinco laboratórios da Eletrobras estão nas universidades federais da Paraíba, Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. No Centro Politécnico, o laboratório está localizado no prédio do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), formado por um consórcio de entidades que inclui a UFPR. As instalações têm cerca de 170 metros quadrados e custaram R$ 800 mil. Os recursos são oriundos do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

A Eletrobras distribuiu os seis laboratórios em universidades localizadas em Estados estratégicos. A pretensão é atender com o projeto todas as regiões do país. Um dos primeiros laboratórios inaugurados, na Paraíba, por exemplo, atualmente desenvolve um projeto em parceria com a empresa distribuidora de água do estado de Alagoas.

Além de empresas como a Sanepar e a Copel, do Paraná, o laboratório da UFPR deverá atender também regiões como o sul da São Paulo e o estado de Santa Catarina.

No discurso de inauguração, ocorrida na terça-feira (22), o assistente de direção da Eletrobras, Jamil de Holanda Barbosa, enfatizou a necessidade da parceria entra a empresa brasileira de energia e as universidades. "Na Eletrobras nós somos poucos. Portanto, precisamos do apoio da academia", disse. Barbosa também enfatizou o empenho da Eletrobras nesse projeto de redução do desperdício de água e energia. "A Eletrobras não veio aqui apenas para inaugurar e se mandar, mas sim para trabalhar junto."

Nos últimos anos, a Eletrobras vem fazendo um esforço para a redução do desperdício de energia no país. Por conta disso, em sete anos inaugurou mais de 80 laboratórios no país, dedicados a diversas áreas, mirando esse objetivo. "Hoje, nós gastamos dez litros de água para fazer uma garrafa de cerveja, 400 para fabricar um carro. O objetivo do laboratório que hoje inauguramos também é desenvolver pesquisas para reduzir isso. Vamos economizar água, química, energia. Vamos economizar a natureza", completou Barbosa.

Em seu discurso, o reitor Zaki Akel Sobrinho salientou a relevância das parcerias que a UFPR vem desenvolvendo com diversos setores da sociedade. "Estamos conseguindo construir pontes, uma universidade relevante para a sociedade. Estamos desfazendo a imagem da academia como uma torre de marfim", afirmou. "O momento é de sinergia, de soma", concluiu o reitor.


Assessoria de Comunicação da UFPR

 

VÍDEOS

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal